Strogonoff de Carne

Strogonoff de Carne

Strogonoff de Carne

Trata-se de um prato de carne bovina picada, creme de leite, cebola e sal, geralmente servido com servido com batatas cozidas, originário da Rússia do século XIX. É delicioso e caiu no gosto de muitos países europeus, norte-americanos e, claro, do Brasil!

Bem, como tantas receitas antigas, as origens são controversas. Existem várias versões da origem do nome e da receita original. Segundo vários historiadores da gastronomia, o nome vem da família russa Stroganov e a origem é anterior ao ano 1500.

A adição de champignons, páprica e mostarda  seria creditada a um cozinheiro francês (como era de se esperar! 😄), Thierry Costet, que viveu na Rússia no final do século XIX.

Após a Revolução de 1917, o prato chegou à França e, de lá, se espalhou para o mundo. A utilização de catchup  na receita foi popularizada pelos Estados Unidos (também como era se esperar! 😄).

Com a popularização do prato ao redor do mundo, surgiram muitas variações: com vinho, milho, palmito (no lugar de champignons), bacon, catchup (ao invés de extrato de tomate), molho bechamel (ao invés de creme de leite), versões veganas (como já citamos no blog), etc.

O estrogonofe é bastante popular no Brasil, e aqui criamos variações com o uso de  frango, camarões, salmão, versões veganas… A principal característica do estrogonofe brasileiro é o uso de molho de tomate misturado com o creme de leite. Além disso, é quase sempre servido com uma porção de arroz (branco) e batata palha ou batata-frita.

Bem, aqui vamos seguir com uma receita bem tradicional, com pequenas adaptações, afinal, o prato não é exatamente super light, né? 😄 Vamos sugerir de acompanhamento arroz integral e uma boa salada verde salpicada com gergelim. Se você quiser muito batata, ok, alguns pedaços de batata cozida (temperada com sal+pimenta e gotas de azeite) até podem acompanhar! 😄 É um belo prato para um almoço de fim de semana! Bom apetite.

Strogonoff de Carne

Ingredientes:

  • 1 kg de carne de primeira (filé mignon, contra filé, alcatra)
  • 4 colheres (sopa) de manteiga ghee
  • 2 cebolas grandes picadas bem miudinhas
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/2 xícara (chá) de conhaque
  • 200 grs de cogumelos frescos
  • 3 tomates sem pele e sem sementes ou 3 colheres (sopa) de massa de tomate (caseira ou pronta)
  • 2 caixinhas de 200ml de creme de leite vegetal  (caseiro ou pronto) ou 01 lata de creme de leite sem lactose (sem soro)
  • 2 colheres de (sopa) de catchup (caseiro ou pronto)
  • 1 colher (sopa) de mostarda (caseira ou pronta)
  • sal rosa ou marinho a gosto
  • pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 1/2 de xícara de chá de salsinha picadinha
  • 1 colher de sopa de molho inglês (opcional)
  • 1/2 xícara de biomassa de banana verde (bbv)

Preparo: Pique a carne em tirinhas finas. Derreta a 3 colheres de ghee e vá fritando a carne aos poucos sem deixar juntar suco. Retire a carne da frigideira e reserve. Coloque na frigideira 01 colher da ghee e frite a cebola+alho. Coloque a carne novamente na frigideira. Adicione o conhaque e deixe aquecer, incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie, deixe flambar até acabar a chama. Junte os cogumelos, tampe a frigideira e deixe por alguns minutos. Acrescente os tomates ou a massa de tomate, torne a tampar por mais 5 minutos. Acrescente a mostarda + catchup + molho inglês e mexa bem, deixando no fogo baixo. No momento de servir acrescente o creme de leite e a bbv e mexa bem. Retire do fogo antes de começar a ferver. Acerte o sal+pimenta. Salpique a salsinha e sirva. Rendimento: 5 a 6 porções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »