Shoyu e Missô – marcas “do bem”!

Shoyu e Missô – marcas “do bem”!

Shoyu e Missô: molho e pasta tradicionalíssimos na culinária oriental que trazem todos os benefícios da soja e tornam as preparações mais  saborosas e com um cor especial! E por isso vamos falar um pouco deles aqui e fazer algumas indicações! 

shoyu é o nome japonês do molho de soja, molho usado nos países asiáticos (China, Japão, Coreia, Tailândia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura), para acrescentar aroma, reforçar a coloração dos alimentos e substituir o sal nas preparações. Os ingredientes do molho são soja, cereal torrado (geralmente trigo, mas pode ser arroz ou milho também), água e sal. O processo de fabricação se dá pela fermentação. O fermento utilizado é o koji, produzido a partir de um cereal, geralmente arroz, inoculado com o fungo Aspergillus oryzae.

O shoyu se difundiu muito no Ocidente ao passo que acompanhou a migração oriental em todo mundo. Assim, em função da produção em escala industrial, acabou sendo modificado e acrescido de alguns outros ingredientes (como açúcar, milho, trigo… mas este não é o maior problema) e aditivos químicos (corantes, conservadores, glutamato monossódico…).

Já o missô é uma pasta/massa oriunda da fermentação de arroz, soja e sal e segue as mesmas características do shoyu: ingrediente tradicional da culinária oriental,  se difundiu em larga escala, tem o mesmo processo de fermentação… O uso mais comum do missô é na preparação da “sopa de missô” ou “missoshiru”, em que ele é dissolvido em água quente e então acrescido de cebolinha picada e outros vegetais e/ou legumes (e também pedaços de tofu, macarrão de arroz… Diversas variações são possíveis!). Mas também pode ser utilizado em patês, saladas, molhos, para temperar pratos diversos…

Vários fatores podem influenciar no sabor, aroma, textura, cor e aparência do missô. A região, a época, o ingrediente utilizado (que pode ser, além da soja, até ervilha, lentilha e grão-de-bico), a temperatura e a duração da fermentação, a quantidade de sal, a variedade do koji e até o recipiente de fermentação em que o missô é feito.

Ambos são riscos em proteínas, vitaminas do complexo B e os demais nutrientes inerentes à soja (isoflavonas, lecitina, aminoácidos essenciais, minerais como cálcio e ferro…) e ainda são boas fontes de enzimas (que auxiliam na digestão) e são desintoxicantes!

No Brasil temos muitas marcas de shoyu e missô e aqui seguem algumas que prezam pela não-inclusão ou mesmo redução de aditivos químicos (no máximo podemos encontrar algum conservador), ou que são orgânicas, ou macrobióticas… Claro, que não são as grandes marcas que você está pensando e que vê por aí em qualquer grande supermercado… 

As marcas que mencionarei aqui são de empresas pequenas ou médias (como era de se esperar!), e algumas nem possuem informações na internet, por isso, coloquei as fotos para você ver “as carinhas” dos produtos. Apesar disso, elas são facilmente encontradas em lojas (físicas ou on line) de produtos naturais e saudáveis e em mercearias de produtos orientais (mais comuns nos mercados municipais ou em bairros de cultura oriental forte, como o da Liberdade em São Paulo). Se conhecer outros, por favor, nos avise, assim podemos aumentar essa lista! Obrigada!

Alguns não possuem site. Seguem algumas fotos abaixo! 

Ah, pontos importantes:

  1. Cuidado porque algumas marcas contêm glúten e/ou milho e/ou açúcar então fiquem atentos, caso você não possa consumir estes alimentos. 
  2. Cuidado com o uso demasiado de ambos, pois todos contêm muito dio, ok? Consuma com bastante cautela, sempre.
  3. Alérgicos/intolerantes à soja: passem longe, ok?
  4. Evite a fervura do shoyu/missô porque ela reduz o poder nutritivo deles (perdem-se as enzimas).
  5. Ah, e o alerta de sempre: para dúvidas ou mais informações, consulte o site/redes sociais dos fornecedores e os questione. E não se esqueça que os fabricantes podem alterar a composição dos ingredientes dos produtos a qualquer momento, portanto, sempre leia os rótulos antes de comprar qualquer mercadoria, para não ter surpresas ruins!
  6. Aqui temos receitinhas!

Outra opção bem interessante e recente no mercado é o Shoyu de Coco, que é molho fermentado a partir do néctar de coco (orgânico ou não, dependendo da marca) com sal marinho. Ele tem o mesmo sabor do shoyu de soja, mas com a vantagem de ter como base um alimento não alergênico, o coco, diferentemente da soja. De qualquer forma, é bom atentar que além de ter alto teor de sódio, acaba por ter também alto teor de açúcar, mesmo que seja livre de aditivos químicos. Ou seja, valem as mesmas ressalvas mencionadas acima. Já temos algumas marcas por aqui…

Shoyu Molho de Soja Light Maruyama

Shoyu Molho de Soja Light Maruyama

Shoyu Natural&Healthy

Shoyu Natural&Healthy

Shoyu Macrozen

Shoyu Macrozen

Missô Daimaru

Missô Daimaru

Shoyus Macrozen, Natural&Healthy e Daimaru

Shoyus Macrozen, Natural&Healthy e Daimaru

Missô Daimaru

Missô Daimaru

 Missô Tozan

Missô Tozan

Missô Natural&Healthy

Missô Natural&Healthy

 Missô H.T. Takagaki

Missô H.T. Takagaki

Shoyu Kikkoman

Shoyu Kikkoman

11 thoughts on “Shoyu e Missô – marcas “do bem”!

  • 9 de fevereiro de 2019 at 17:15
    Permalink

    Gostei muito do artigo do seu site, estarei acompanhando sempre. Abraços

    Reply
    • 13 de fevereiro de 2019 at 15:49
      Permalink

      Olá Vera, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar nosso trabalho! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele! Fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas…! Será sempre bem-vinda! Abraços.

      Reply
  • 5 de abril de 2021 at 17:49
    Permalink

    Olá,
    Mais um shoyu do bem e orgânico para a lista: Clearspring (água, grãos de soja, trigo e sal marinho).
    Muito bom o seu trabalho, espero que continue!

    Reply
    • 7 de abril de 2021 at 15:44
      Permalink

      Olá Andreia, tudo bem?

      Muito obrigada pela participação e por me acompanhar! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele! Agradeço sua contribuição também, mto valiosa!

      Produto já acrescentado na listinha!

      Abraços,

      Fernanda.

      Reply
  • 19 de junho de 2021 at 16:27
    Permalink

    Aí que pena .. amo tomar missôshiro em um restaurante popular aqui em SJC.
    Como estou desintoxicando, estava procurando um sem aditivos químicos para tomar toda noite com legumes.
    Duas vezes por semana é abusar? Por causa do sódio e do açúcar?

    Reply
    • 21 de junho de 2021 at 12:24
      Permalink

      Olá Rosemary, tudo bem?
      Muito obrigada pela participação e por me acompanhar! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele! Sobre sua pergunta, acredito que não posso lhe ajudar respondendo com precisão. Não sei por qual razão vc está “desintoxicando”, quem tem orientou isso, qual sua condição de saúde, até que ponto sal e açúcar são um grande problema p/ vc… Claro que excesso de sal e açúcar não são aconselhados para ninguém, mas tudo depende da sua condição clínica/de saúde e do consumo destes ingredientes ao longo do seu dia, em outras refeições… 2x na semana pode não ser problema para uma pessoa, mas pode ser extremamente prejudicial à outra, dependo da situação de saúde de cada um, entende? Por isso, te aconselho a consultar seu nutricionista/médico sobre o que seria indicado p/ vc ou, se não tem um profissional que te acompanhe nisso, sugiro fortemente a procurar um, ok?
      Boa sorte e saúde!
      Abraços,
      Fernanda.

      Reply
  • 30 de agosto de 2022 at 20:47
    Permalink

    Olá, onde comprar a marca Big Tree? Obrigada, Filomena

    Reply
    • 31 de agosto de 2022 at 15:01
      Permalink

      Olá Filomena, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar nosso trabalho! Não sei te responder ao certo, não trabalho com vendas de produtos. Sugiro buscar na internet. É uma marca importada, é mais provável que encontre em lojas on line. Abraços.

      Reply
  • 4 de maio de 2023 at 17:02
    Permalink

    Grato pela rica informação!!!

    Reply
    • 6 de maio de 2023 at 15:53
      Permalink

      Olá Mário, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar meu trabalho! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele! Fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas…! Será sempre bem-vindo! Abraços.

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »