NATURALTECH / BIO BRAZIL FAIR 2017 – Cap.1 – Tendências

NATURALTECH / BIO BRAZIL FAIR 2017 – Cap.1 – Tendências

NATURALTECH / BIO BRAZIL FAIR 2017!

Olá Pessoal, tudo bem?

A partir de hoje vamos começar a soltar as novidades das feiras NATURALTECH / BIO BRAZIL FAIR / BIOFACH AMERICA LATINA 2017, que aconteceram em São Paulo, nos dias 07-10 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Já falei delas por aqui em anos anteriores e até postei algumas coisinhas nas redes sociais. Se ainda não conhece nada sobre o assunto,  este post aqui vai te ajudar!

Bem, tem bastante assunto bacana para tratar, então vou passando aos poucos (em capítulos) e tentando não me alongar muito! Você pode buscar mais detalhes nos sites das empresas! Nesse capítulo 1 abordaremos as tendências de 2017 (que detalharei adiante), e o que vi de forma intensa nas feiras desse ano foi:

  • Açaí
  • Pasta de Amendoim
  • Barras Proteicas
  • Pipoca
  • Shoyu Natural
  • Temperos Naturais
  • Queijos Vegetais
  • Ghee Vegetal
  • Óleo de coco e outros produtos
  • Xylitol e Eritritol
  • Veganismo e Vegetarianismo

Ressalto que falamos aqui de produtos saudáveis, naturais, com quase nenhum açúcar (ou com adoçante natural), sem químicas, na maioria das vezes também sem glúten, sem leite, etc, etc, etc… Tudo isso já é bem sabido de vocês que acompanham nosso blog! 

AÇAÍ

Ah, a frutinha top, linda, tão rica em nutrientes (fruta com um dos maiores níveis de antioxidantes, além de ser um excelente energético, rica em fibras, vitaminas A, B, C, ferro, magnésio, cálcio, manganês, ômega-9, riboflavina, niacina…) foi estrelinha carimbada nas feiras! Quatro empresas mostraram o poder dessa fofa em diferentes formas!  A Smart Açai, além do já conhecido karoço de açaí (bolinhas de açaí com guaraná e recheio de castanha do pará), apresentou as barrinhas de açaí puro enriquecidas com castanha do pará e outros ingredientes (colágeno, acerola, whey, banana…).  Já a Native Berries trouxe polpas e sorbet de açaí orgânico. A Amazon Polpas exibiu a polpa (comum e orgânica),  açaí em pó liofilizado e barrinhas de açaí. A Amazone Natural Natural trouxe o açaí orgânico em forma de balas naturais! E a Bravo Açaí tem a polpa congelada pura e não adoçada, a versão adoçada (com açúcar demerara)  + guaraná + BBV (isso sim é funcional e inovador!), e a versão com banana natural, tudo isso em embalagens grandes (food service), pequeninas (individualizadas e prática) e em sachês!  Muitas possibilidades de consumir essa frutinha!

PASTA DE AMENDOIM

Pasta de Amendoim! Esse ano vimos um fenômeno interessante: apareceram marcas exclusivas de pastas de amendoim (entre outros produtos de amendoim), como a Thiani Alimentos, Mandubim e Power One. Falo que é um fenômeno interessante porque, em 2016, tivemos a tendência forte (veja post) de pastas de oleaginosas diversas (nozes, castanhas do pará, castanha de caju, macadâmia, avelã, amêndoa…), além do próprio amendoim e, boa parte das empresas retornou em 2017 com as mesmas pastas (como exemplo: Original Blend, Castanharia, Chocolife, Empório do Mel…) e, além disso, outras novas marcas também trouxeram pastas de amendoim ,(entre outros produtos) como Latinex, Holy Nuts, Kodilar (linha Natural Life)… O fato é: as pastas de oleaginosas continuam na moda, mas, nesse ano, quem brilhou foi o querido AMENDOIM! Aliás, no blog, falo bastante dele neste post especial, dê uma olhada. Ah, vale checar essas empresas mais específicas de amendoim (Thiani Alimentos, MandubimPower One) porque elas oferecem outros produtos de amendoim,  saborosos e nutritivos, além de muuuuuuitas opções de pastas!

BARRAS PROTEICAS

Barrinhas? Sim, temos de mil ingredientes e sabores! Mas nesse ano, diferentemente de 2016, em que as barrinhas de cereais (cheias de ingredientes funcionais) reinaram absolutas, as barrinhas proteicas chegaram em peso (acredito que até seguindo a onda mais fitness, veja a tendência das pastas de amendoim)! Marcas como Biosoft AlimentosB-ON-Nutrição (estreante na feira), Active Slim, Natural Science apresentaram suas versões cheias de whey protein, albumina, ingredientes funcionais, sem adição de açúcar, sem glúten/leite/gordura trans/conservantes/corantes… Vale a pena provar, principalmente se você treina pesado!

PIPOCAS

E quem não gosta de pipoca? Melhor ainda se for pronta, saudável e acrescida de ingredientes funcionais, né? Pois então, essa foi mais uma tendência das feiras! Vimos três marcas de pipocas prontas artesanais e gourmet de milho – Mais PuraPipo Gourmet e Flow Foods (com milho orgânico) – todas com versões saborizadas e diferentes ingredientes, mas que se mantêm frescas e crocantes no saquinho! E a última, mais diferente, de empresa estreante em 2016 nas feiras, é a pipoca de Sorgo da Farovitta (para entender, leia mais aqui), também em diferentes sabores. Todas super práticas e saborosas!

TEMPEROS

E o mundo encantado dos temperos se abriu para nós em 2017! Quantas empresas trazendo combinações diferentes de aromas e sabores em embalagens práticas para todos! Quem não gosta de uma comida bem temperadinha, não? E se o tempero for natural, sem químicas e com blends cuidadosamente selecionados (algumas já com sal, outras não) para todo tipo de comida? Taí a proposta de empresas como Br Spices, Latinex, Pitada Natural, Tribal Brasil, Pure Seasoning Alimentos, Yellow Force. Inúmeras possibilidades!

SHOYU NATURAL

Seguindo na mesma trilha dos temperos naturais, esse ano também foi a vez do shoyu de fermentação natural da soja, sem açúcar nem químicas (corantes, conservantes, glutamato monossódico), dar o ar da graça! Sim, já existem algumas marcas no mercado (veja aqui), mas nenhuma ainda havia aparecido nas feiras. Quem representou bem esse mercado foram: Kikkoman (marca japonesa até com linha orgânica e com menos sódio), Pure Seasoning Alimentos e Biomercado. Dou um destaque para essa última, que trouxe uma super inovação, o “shoyu” de Coco, o Coco Aminos. Isso mesmo, um shoyu feito da fermentação natural do néctar de coco orgânico (sem soja!), acrescido de sal cru e água. De fato, algo muito inovador e de um sabor marcante, fantástico!

QUEIJOS VEGETAIS 

E para a alegria dos veganos, 2017 é o ano dos queijos vegetais ou vegancheese! Sim, um mercado que vem crescendo muito rápido! Se você não conhece ainda, sugiro provar! São muito apetitosos e nutritivos. Mesmo se você não é vegano ou vegetariano, vale a pena experimentar para conhecer e variar as opções. Você não precisa comer queijo animal todo dia, né? Os queijos vegetais são elaborados, em regra, de oleaginosas (amêndoas, castanha de caju…), assim como os leites vegetais. Quem se destacou nessa linha de produtos foi: Superbom, Vida Veg, Nomoo e Natural Science (com sua Queijoquinha em pó).  

GHEE VEGETAL

Pegando carona nos produtos veganos, vamos falar de ghee vegetal? Sim, isso mesmo: ghee vegetal! Se você não sabe o que é ghee, antes de continuar este post, leia aqui, que eu te explico tudinho! rs Algumas empresas como Airon Sabor e Saúde, Natural Science e Butterfly Vegana expuseram suas versões de manteiga vegetal. As duas primeiras marcas produzem a ghee à base de óleo de palma e, a terceira, produz à base de manteiga de cacau (arrojado, de fato)! Novamente ressalto: mesmo que você não seja vegano ou vegetariano, não custa variar, certo? É enriquecedor provar alimentos diferentes, faz bem para o corpo, para os sentidos e para a mente (conhecimento nunca é demais!)!

ÓLEO DE COCO E OUTROS PRODUTOS

Gente,  é incrível o boom de óleo de coco esse ano! Além das empresas já conhecidas e bem consolidadas no assunto “coco”, como Finococo e Copra, outras marcas (Bem Natural, Nature Corp, Qualicôco, Grings, Empório do Mel, Pholias…) que produzem diversos outros produtos, apresentaram suas versões de óleo de coco (e manteiga de coco!)! Bom para nós consumidores que podemos usufruir de uma grande variedade deste produto fantástico, não? E aí, já comprou o seu?

XYLITOL  E  ERITRITOL

Aproveitando o embalo do Stevia – adoçante natural produzido a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, que já ficou famoso por ser um dos mais saudáveis na atualidade (não sou eu quem, são os médicos e nutricionistas!) – esse ano, além dele, o Xylitol e o Eritritol começaram a ficar mais conhecidos. Derivados do milho e do amido de milho, respectivamente, ambos têm sabor parecido com o açúcar convencional, porém, com a vantagem de possuírem redução bem significativa de calorias e índice glicêmico, por isso hoje passam, juntamente com o Stevia, a figurar na lista dos adoçantes naturais mais indicados para qualquer pessoa (diabéticos ou não, em dieta ou não…). Quem se destacou nos trazendo esses produtos foram: Essential Nutrition, Power One, La Pianezza, Airon Sabor e Saúde, Biomercado, Lellafoods, Wolf´s… Muitas marcas! Bom para nós consumidores!

VEGANISMO E VEGETARIANISMO – Repito o que já falei ano passado… Essas, que chamo de “Correntes da Alimentação”, sempre estiveram presentes nessas feiras e, novamente em 2017, estavam bem fortes. Praticamente um andar inteiro do Pavilhão dedicado só para elas! Além do festival de Comida Vegetariana que acontece todo ano, estavam presentes muitas empresas (algumas novatas, outras mais antigas) mostrando seu trabalho. Em destaque: AnimalvegaSeeds, Q/Snack, Casa da Coxinha VeganaMonnid Doces, Mr. VeggyVidaVeg, Pamalani, Vegabom, Nomoo, #DASEREIA, Veganway, Frispy, Villeveg, além de empresas de cosméticos e vestuário e empresas que não se intitulam necessariamente veganas ou vegetarianas, mas que produzem produtos nestas linhas (Quero-Poc, Alecrim, Crek Crek, QpodNatural Science, Okoshi, Blue Dog Revolution, Naked Sorvete Saudável, Cogushi, Crokan…).

Bem, é mais ou menos isso! Aqui chego ao fim desse primeiro capítulo. Espero que tenha gostado do overview. Para mais informações, sugiro que acesse os sites das empresas para mais informações!

Abaixo seguem algumas fotos!

Bjs e até o próximo post! 😉

NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH NATURALTECH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »