O que são os caldos/fundos caseiros? São bases da cozinha, verdadeiros coringas! São preparações líquidas, super aromáticas, levemente concentradas, oriundas de um cozimento lento de água + ingredientes básicos (ossos de ave ou peixe ou boi ou carnes de caça ou vegetais…) + guarnição aromática (mirepoix – cebola+cenoura+salsão, bouquet garni).
Então você me pergunta por que preparar um caldo/fundo caseiro, se é mais fácil utilizar os prontos de caixinha? Bem, e então eu lhe peço para não esquecer do intuito do blog: alimentação natural, saudável e gostosa! Caldo de caixinha? Aquele cheio de sódio (já falamos aqui sobre isso), glutamato monossódico (extremamente nocivo à saúde), corantes e outros químicos nocivos? Passo muuuito longe!
Os caldos caseiros são naturais, livres de químicas, de “quilos” de sódio de glutamato monossódico🤢, portanto, infinitamente mais saudáveis, NUTRITIVOS e saborosos. E servem para facilitar a confecção de diversas produções culinárias, desde o simples arroz até um prato mega elaborado, conferindo muito mais sabor, aroma e nutrientes, tornando as receitinhas inesquecíveis (sopas, risotos, ensopados, molhos…)!
Dá trabalho para fazer? Não! Basta ter de organização e tempo, como tudo na vida! Aí você faz um montão de uma só vez, porciona em potinhos/saquinhos e congela para uso posterior.
Existem opções do “bem”? Sim, existem! Elas estão aqui. Mas, como sempre falamos, as opções naturais, caseiras são sempre melhor. Aqui vão algumas opções de caldo de legumes caseiro – temos também as receitas de caldos naturais de carne, peixe e frango – caso não tenham em mãos os temperos/caldos prontos que citei!… Escolha à vontade e bom apetite! E vale o que você tiverem de legumes na geladeira!
Caldo de Legumes Caseiro 1
Ingredientes:
- 400g de cebola já limpa e cortada em pequenos pedaços
- 200g cenoura já limpa e cortada em pequenos pedaços
- 200g salsão já limpo e cortado em pequenos pedaços
- 4 litros de água filtrada
- 01 unidade de bouquet garni
- 01 unidade de sachet d’epices (um sachezinho mesmo: pegue uma gaze e coloque dentro alguns dentinhos de alho descascados, folhas de louro, grãos de pimenta preta e cravinhos da índia – e amarre c/ um barbante. É isso, o sachê tá pronto – segue foto ao final).
Preparo: Colocar todos os ingredientes em uma panela. Levar ao fogo e deixar dourar bem. Acrescentar a água fria e adicionar o bouquet garni e o sachet d’epices. Quando ebulir, baixar o fogo e deixar o volume de líquido reduzir à metade. Coar o caldo.
Caldo de Legumes Caseiro 2
Ingredientes:
- 2 litros de água
- 2 cebolas
- 1 unidade de alho poró ou 1 talo (completo, com as folhinhas) de salsão
- 1 cenoura grande
- talos de 1 maço de salsinha
- 1 xícara de chuchu picado
- 2 cravos
- 1 folha grande de louro
- especiarias em pó à gosto (opcional)
Preparo: Descasque as cebolas e espete 1 cravo em cada uma; pique todos os vegetais em pedaços médios, coloque tudo em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar; assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando por cerca de 1 hora ; caso se forme uma espuma sobre a superfície, remova. Coe o caldo e despreze os vegetais. Conserve em geladeira e use normalmente para acrescentar sabor às receitas. Congele em forminhas de gelo para que dure mais. Você pode variar o caldo de acordo com os vegetais que tiver na geladeira.
Caldo de Legumes Caseiro 3
Ingredientes:
- 2 cenouras
- 2 talos de salsão
- 1 cebola grande
- 3 litros de água
- 2 folhas de louro
- 3 cravos-da-índia
- 5 grãos de pimenta-do-reino
Preparo: Lave bem todos os legumes. Descasque a cebola e corte em pedaços médios. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.
Caldo de Legumes Caseiro 4
Ingredientes:
- 2 cenouras
- 2 talos de salsão
- as folhas de 1 salsão
- 4 ramos de coentro ou salsinha
- 1 cebola grande
- 2 l de água
- 2 folhas de louro frescas
- 3 cravos-da-índia (opcional)
- 5 grãos de pimenta-do-reino (pode ser a branca ou a preta)
Preparo: Lave todos os ingredientes, dê uma atenção especial às folhas de salsão, salsinha ou coentro. Depois é só descascar a cebola, cortar em 4 partes. Agora descasque a cenoura e corte em rodelas grossas, o salsão também deve ser cortado em pedaços grandes. Em seguida é só juntar todos os ingredientes em uma panela, adicionar a água e levar ao fogo alto e, assim que começar a ferver, baixar o fogo e cozinhar por 30 minutos. Depois, coe e coloque em forminhas de gelo para facilitar o seu dia a dia! Aí é só congelar (pode ficar até 3 meses no congelador) e usar os cubinhos para preparar os mais diferentes tipos de receita! Rende 1,5 l.
Caldo de Legumes Caseiro 5
Ingredientes:
- 4 cravos-da-índia
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- 1 nabo médio
- 2 tomates picados
- 1 talo de alho-poró
- 2 talos de salsão
- 1 maço de cheiro-verde
- 4l de água
Preparo: Espete os cravos da índia na cebola e coloque na panela com o restante dos ingredientes. Adicione a água e leve ao fogo para cozinhar por cerca de uma hora, em fogo baixo até reduzir à metade. Espere amornar, coe em uma peneira e empregue. Se não for utilizar todo o caldo, guarde em potes plásticos próprios para congelamento e vá descongelando de acordo com a necessidade.
sachet d’epices