Bouquet Garni – um segredinho francês

Bouquet Garni – um segredinho francês

Quer um segredinho fácil e muito simples da culinária mais famosa do mundo,  a francesa? Já ouviu falar do bouquet garni? Só o nome é difícil! Sabe o que ele é? É um simples montinho de ervas frescas amarradinhas por um cordão/barbante! Ou seja, um mix natural de temperos que deixa sua receita ficar mais saborosa e com nuances diferenciados!

Para que serve? Use-o para dar sabor ao seu caldo ou molho, sem deixar rastros visíveis do tempero. Os ingredientes tradicionais do bouquet garni são tomilho, salsa e louro. O mais comum é fazê-lo com até cinco ervas/ingredientes. O que você junta e a quantidade depende da receita e do volume que será preparado. Pode-se utilizar outras ervas a seu critério, como: salsão (aipo), sálvia, pimenta vermelha, manjerona, salsinha, grãos de pimenta preta, casca de laranja desidratada, a parte verde de um alho-poró, alecrim, segurelha…

Os ingredientes devem ser amarrados em maço com um cordão/barbante ou envolvidas em gaze ou pano (sachê). Se usados em forma de maço,  coloque dentro da panela, com uns 15-20cm para fora (ou amarre ao cabo da panela), para que seja facilmente retirado no final do cozimento. Se os ingredientes forem envolvidos em forma de sachê, coloque dentro da panela e depois retire com uma colher/escumadeira.

Teste várias opções, de acordo com sua preparação… E aí você vai descobrir aqueles segredinhos dos bons restaurantes! Explore sabores, ingredientes… As misturas são infinitas!  🙂

Obrigada pela sua leitura! Bjs e até o próximo post!

“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »