Nutella Caseira – Quem resiste à Nutella? Aquele creme incrível, maravilhoso, cremoso, cheiroso, lindo, que nos remete à infância… A combinação perfeita e impecável da avelã com o chocolate! A Nutella original é a marca de um creme de avelã com cacau e leite da empresa italiana Ferrero, que se espalhou pelo mundo todo. A base da Nutella é a gianduia, uma mistura (também de origem italiana) de chocolate (cerca 70%) com pasta de avelãs (0s 30% restantes).
Bem, além de deliciosa, a Nutella é um creme super versátil: pode ser usada sobre pães, tapiocas, crepiocas, panquecas, como recheio ou cobertura de bolos, tortas, cupcakes… (muitas receitinhas lá no Livro de Receitas). Uma infinidade de utilizações!
Dá pra ter algum defeito? Só se você comprar a versão pronta, né, cheia de açúcar, leite… Mas para ficarmos saudáveis e felizes 😂, aqui vão algumas receitas caseiras, todas diferentes entre si, portanto, você pode testar uma de cada vez e assim escolher a sua preferida! São veganas (excetuando as que levam mel), sem glúten, sem químicas e com ingredientes selecionados “do bem”! O modo de preparo é bem fácil e todas são muito semelhantes neste aspecto. Não tem muito segredo: precisa processar as avelãs e depois misturar os ingredientes… É um creme frio, não vai ao fogo para engrossar, nada disso. Ah, claro que, apesar de ser deliciosa, não vá abusar, né, afinal tem açúcar e óleos! 😉
Nutella Caseira 1 (Essa é a que mais faço! É a mais “raiz”!😂)
- 100g de avelã crua e sem sal
- 60ml de água quente
- 1 col. de sopa de açúcar mascavo ou mel
- 1 1/2 col. sopa de cacau em pó
- 2 gotas de extrato de avelã ou de baunilha (opcional)
- 1 pitada de sal marinho
Preparo: Para tirar as cascas, distribua as avelãs em uma forma, deixe no forno por 10-15 minutos em temperatura de 180°C, sempre acompanhar para não queimar. Ou coloque numa frigideira antiaderente em fogo baixo sempre mexendo por 15 minutos. Depois, coloque-as sobre pano, cubra com o mesmo pano (como se fosse uma trouxinha) e faça movimentos contra a superfície, como se estivesse esfregando, isso vai ajudar ajudar a soltar as casca. Se ficar algumas, não há problemas. Bata as avelãs no multiprocessador até formar uma pasta (demora um pouquinho), adicione a água, os demais ingredientes e continue batendo até ficar na consistência que deseja (bem cremoso ou com certos pedacinhos. Adicione mais água se quiser. Coloque num pote de vidro bem fechado e armazena na geladeira, por não mais de 10 dias. A durabilidade pode variar em razão da quantidade de água adicionada, por isso, veja bem o consumo de sua família para ver se vale a pena aumentar a receita.
Nutella Caseira 2
Ingredientes:
- 1 xícara de avelãs torradas e sem pele e sem sal
- 115 g de chocolate amargo derretido (sem lactose, com porcentagem alta de cacau)
- 2 col. sopa de cacau em pó
- 1/2 xíc. de açúcar demerara
- 1/2 col. de sopa de extrato de baunilha
- algumas gotas de óleo de coco (opcional)
- 1 pitada de sal marinho
Preparo: Torre as avelãs no forno e deixe-as esfriar para depois tirar a pele. Não é preciso retirar toda a pele, mas sim um pouco. Coloque as avelãs num processador de alimentos até que fiquem como um creme. Depois adicione o chocolate derretido, o cacau, o açúcar e a baunilha, sem deixar de processar os alimentos. Adicione poucas gotinhas de óleo vegetal e processe até que chegue à consistência. Em seguida, coloque num pote de vidro e depois na geladeira. Dica: É importante não colocar muito óleo, porque a nutella caseira pode ficar muito oleosa, perdendo seu delicioso sabor.
Nutella Caseira 3
Ingredientes:
- 120g de avelãs torradas e descascadas (sem sal)
- 15 g de chocolate meio amargo picado – sem glúten e sem lactose
- 100ml de leite de coco cremoso (o segredo é deixar o leite parado na geladeira por algumas horas e depois retirar só a parte cremosa que vai separar da parte mais líquida)
- 1 col. sopa de extrato de baunilha (opcional, mas fica gostoso)
- 1/2 xíc. xarope de agave (pode usar qualquer outro adoçante: xylitol, mel)
- 1 col. sopa de óleo de coco extra virgem (pode usar qualquer outro óleo vegetal)
- 3 col. sopa de cacau em pó
- 1 pitada de sal marinho
Preparo: Torre as avelãs, seja no forno preaquecido por 10 minutos ou numa frigideira antiaderente em fogo baixo sempre mexendo por 15 minutos. Para retirar as cascas das avelãs, use um pano de prato úmido para ajudar (envolva-os no pano úmido e esfregue vigorosamente – alguns pedaços a casca não desgrudará, é normal).
Em um processador, moa as avelãs até ficar uma pasta (como uma manteiga), quanto mais homogênea, melhor (aproximadamente 5min). Caso não tenha um processador, pode usar o liquidificador, use o leite de coco para auxiliar a bater. Junte todos os outros ingredientes à pasta de avelã e bata novamente por mais 2 minutos. O chocolate picado deve ser acrescentado derretido (derreta no microondas antes). Enquanto mais tempo os ingredientes processarem juntos, mais encorpado ficará o creme de avelã, esses últimos minutos fica a gosto da textura que você preferir. Armazene em recipiente hermético. Pode ser mantido na geladeira por até um mês.
Nutella Caseira 4
Ingredientes:
- 1 xícara de avelãs cruas sem casca e sem sal
- 3/4 de xíc. chá água filtrada ou mineral
- 2 col. sopa cacau em pó
- 3 col. sopa de óleo de coco
- 1 col. café extrato de baunilha (opcional)
- 5 col. sopa açúcar mascavo
- 1 col. sopa extrato de soja (“leite de soja” em pó, sem sabor)
- 1 pitada de sal marinho
Preparo: Esquente a panela e adicione as avelãs, mexendo sempre com a colher de pau até torrar (as peles começam a soltar e algumas avelãs já ficam mais douradas. O gosto é característico também). Coloque ainda quente em um liquidificador/processador, evitando as peles já soltas (ignore as que ainda estiverem aderidas às avelãs). Bata até formar um pó. Continue batendo, desligando, mexendo de vez em quando com a espátula e voltando a bater e observe que começa a parecer úmido (o pó deixa de se movimentar tanto). Deixe o mais fino possível sempre repetindo o processo de mexer e bater. Adicione o cacau e bata até misturar. Adicione o açúcar, óleo, extrato de soja, extrato de baunilha, volte a bater e vá colocando a água aos poucos, até formar uma pasta lisa (adapte a textura ao seu gosto, não é necessário usar toda a água se não quiser). Guardar em pote tampado na geladeira (não endurece, pois tem menor teor de gordura de uma forma geral, e não tem nem gordura saturada nem gordura trans. Outra vantagem é o uso do açúcar mascavo ao invés do refinado). A durabilidade é de cerca de 10 dias, mas varia em razão da quantidade de água adicionada.
Ingredientes:
- 100g de avelãs cruas e sem sal
- 50g de macadâmia cruas e sem sal
- 50g de alfarroba em pó
- 2 col. sopa de mel
- 1 col. sopa de óleo de coco
- 2 col. sopa de água filtrada
Preparo: Primeiro num processador, triture as avelãs e a macadâmia. Acrescente os outros ingredientes e bata até virar um creme. O nome Nutella é sugestivo, pois o sabor fica beeem diferente, porque a alfarroba tem um sabor bem característico. Ela tem sabor semelhante ao do chocolate amargo.
Nutella Caseira 6 – de Alfarroba
Ingredientes:
- 100g de avelãs cruas e sem sal
- 2 col. sopa de farinha de alfarroba
- 1 col. chá de canela
- pitada de sal
- 50ml de azeite
- 2 col. sopa de mel
Preparo: Num processador triturar a avelã e menos de metade do azeite até formar a consistência de uma pasta. Juntar os restantes ingredientes e envolver até alcançar uma textura de manteiga.
Nutella Caseira 7 – Funcional (essa receita vai ao fogo)
Ingredientes:
- 1 xic. de chocolate em barra 70% cacau (ou outro de sua preferência)
- 1 xíc. leite de castanha de caju (ou outro vegetal de sua preferência)
- 2 col. sopa de biomassa de banana verde (opcional)
- 1 xíc. chá de avelãs torradas e sem casca
- 3 col. de sopa de óleo de coco
- açúcar de coco 🥥 a gosto (ou adoçante)
*medida da xícara: 200ml
Preparo: Bater o açúcar de coco 🥥 no processador para pulverizar. Adicionar a barra de chocolate e as avelãs tostadas e triture. Coloque com todos os ingredientes restantes e em uma panela em fogo baixo até engrossar e dar o ponto. Se desejar bata novamente no processador e/ou liquidificador para ficar lisinho.
Referências: http://www.semaditivos.com; http://karinarigo.blogspot.com.br; http://www.cellifood.com.br; Cantinho Vegetariano; http://www.vegvida.com.br/; @marcelofacini