Crème Brûlée de Café
Ah, o Crème Brûlée… Uma das sobremesas francesas mais famosas, levíssimas e delicadas que se conhece. Seu significado? É um “creme queimado” ou “leite-creme”, uma sobremesa feita basicamente de creme de leite, gemas, açúcar e baunilha, com uma crosta maravilhosa de açúcar queimado por cima. É geralmente servido gelado e em ramequins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores… E por isso aqui vamos apresentar uma receita com álcool e café e, claro, sem lactose e sem “carregar” no açúcar! Juro, é de comer rezando! Essa receita rende 6 ramequins.
Crème Brûlée de Café
Ingredientes:
- 6 gemas
- 120g de açúcar mascavo/demerara
- 15ml de essência de baunilha
- 100ml de leite sem lactose (preferencialmente desnatado) ou leite vegetal (caseiro ou pronto) de sua preferência
- 25ml de cachaça ou conhaque (vai da sua preferência – usei a cachaça orgânica da Weber Haus!)
- 1 xícara (chá) média de café orgânico forte e frio (se você for bem louco por café, pode acrescentar mais uma xícara pequenina de café)
- 350ml de creme de leite sem lactose ou creme de “leite” vegetal (caseiro ou pronto)
Preparo: bata bem as gemas com o açúcar até formar uma mistura bem uniforme e homogênea. Reserve.
Coloque a baunilha, o leite, a cachaça, o café e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo baixo por, aproximadamente, 1 minuto, ou até que a mistura esteja morna (é morna mesmo, não deixe esquentar muito para não talhar o creme de leite nem evaporar o álcool). Reserve. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Essa água será usada para o banho-maria.
Junte as duas preparações reservadas em um recipiente e misture bem. Se formar uma espuma na parte de cima, pode retirar com uma escumadeira. Coloque nos ramequins. Arrume as tigelinhas numa assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno 180°C e, antes de fechar a porta, coloque a água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria de 25-30 min, ou até que o creme esteja consistente.
Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira (cubra com papel filme ou alumínio) por 2 horas.
No momento de servir, polvilhe açúcar mascavo sobre toda a superfície do creme e utilize um maçarico para formar uma camada crocante e dourada. Se não tiver maçarico: coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar! Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar.
Outra opção que fica deliciosa também é polvilhar raspas de limão. Acredite, o sabor do café, com o dulçor do creme mais o azedinho do limão, provoca um turbilhão de sensações na boca! Uma combinação fantástica. As fotos seguem com as 2 versões: mascavo maçaricado e raspas de limão. Escolha sua preferida e se delicie. 😉