Alimento Funcional – parte 3

Alimento Funcional – parte 3

Alimento Funcional – parte 3

Vamos encerrar a minissérie sobre Alimentos Funcionais? Nos posts Nutrição Funcional, Alimento Funcional – parte 1 e Alimento Funcional – parte 2 fizemos um super apanhado sobre alimentação funcional. Vamos aqui citar, de forma mais simplificada, os alimentos que têm seus benefícios funcionais comprovados cientificamente e devem fazer parte da dieta diária para deixar sua saúde “tinindo” de boa! Estes alimentos são um benefício extra à saúde!

Não se esqueça de se atentar para respeitar as quantidades e as orientações médicas/nutricionais do seu profissional de confiança, afinal, nem todas as pessoas podem consumir todos os alimentos aqui listados, em função de intolerâncias, alergias ou outros problemas de saúde. Ressalto também que, claro, é impossível comer tudo todos os dias, por isso que a alimentação correta deve ser orientada por um profissional da saúde, que saberá lhe mostrar as substituições/compensações alimentares que devem ser feitas. A dieta corretamente balanceada, saudável e funcional deve respeitar as individualidades de cada organismo e ao mesmo tempo aproveitar a diversidade de alimentos disponíveis! 😉 Ah, e você não deve memorizar toda a lista não!😁 Essa lista é apenas para conhecimento, para consultar quando tiver dúvidas ou curiosidades! Vamos lá?

ABACATE: Alimento ideal, rico em ácido oléico-monoinsaturado, poderoso antioxidante, controla o colesterol, protegendo veias e artérias. Vasodilatador, rico em glutationa, substância que ajuda a bloquear agentes cancerígenos. Acalma o sistema nervoso.

ABACAXI: Rico em enzimas antiinflamatórias a bromelina, rico em Vitamina C e manganês, que auxiliam na produção de colágeno e no fortalecimento ósseo pois acelera a reconstituição de tecidos.A fruta é útil em caso de sinusites e artrite reumatóide, alivia garganta inflamada e gota,além de melhorar a energia.

AMEIXA: Possui efeito laxante, riquíssima em Ferro e sorbitol.

AMORA: Antiinflamatória, expectorante, calmante, possui propriedades laxantes e diuréticas.

AMARANTO: Rico em proteínas de alto valor biológico e minerais como o cálcio (melhor fonte biodisponível), fósforo, potássio e vitaminas essenciais a manutenção do organismo. Não contém glúten e 30g por dia são suficientes para a manutenção da saúde.

AGRIÃO: Boa fonte de Iodo, é útil em casos de hipotireoidismo e é conhecido por seu potencial anticancerígeno, seu composto fenetil isotiocianato é especialmente eficaz contra o câncer de pulmão e a bronquite causada pelo fumo. Tem propriedades diuréticas, expectorantes e depurativas, aliviando inflamações, úlceras e bolhas.

AIPO: Excelente fonte de fibras, rico em cálcio, ácido fólico, possui um pouco de potássio e Vitamina C. Auxilia a eliminar os resíduos do organismo através da urina, proporcionando boa desintoxicação. Tem ação antiinflamatória e é eficiente no combate à gota e ao reumatismo. Suas sementes têm ação mais potente do que outras partes do vegetal. 

ALHO: O alho contém cálcio, fósforo, potássio e é considerado um antibiótico natural. Ajuda a tratar resfriados, diminuir níveis de colesterol, é antimicrobiano e anticancerígeno. Sugere-se um dente de alho por dia, de preferência, cru.

ALHO-PORÓ: Rico em antioxidantes, contém vitaminas A e K, potássio, cálcio e ácido fólico. Preparado ao vapor preserva o seu valor nutritivo.

ASPARGOS: Tem poderosa ação diurética, auxilia a eliminar os resíduos do organismo através da urina, excelente fonte de ácido fólico e vitamina E, com potente ação anti-inflamatória, ajuda no tratamento da artrite reumatóide. Por ter alto teor de fibras, inibe o crescimento de bactérias no intestino, prevenindo assim a síndrome do intestino irritável. Preferir cozê-los a vapor para melhor preservação das fibras e nutrientes.

ALCACHOFRA: Contêm vitamina C, elevadas quantidades de vitaminas do complexo B, fibras e minerais.O composto ativo, cinarina, presente nas folhas, ajuda o fígado a processar alimentos pesados e excessos alcoólicos. Usada no controle do colesterol e para abaixar os níveis de açúcar no sangue, extremamente benéfico para a digestão se consumido no início da refeição.

ABÓBORA: Repleta de betacaroteno e vitamina C antioxidantes que previnem o câncer e problemas relacionados ao envelhecimento. Contêm bons níveis de cálcio, magnésio, fósforo, potássio que combinados com fibra insolúvel fazem da abóbora um ótimo alimento para a redução do colesterol e evitar a pressão alta, derrames e ataques cardíacos.

AMÊNDOA: Ajuda a promover a digestão, devido ao conteúdo relativamente alto de fibras, fortalece os ossos por possuir cálcio, atua na prevenção do câncer, pelos fitoquímicos quercetina e caempferol, rica em vitamina E, a amêndoa não permite que o colesterol LDL oxide e se fixe às paredes das artérias, prevenindo problemas cardíacos.

ARROZ INTEGRAL: Conhecido como alimento energético,contêm grande quantidade de fibras, que promove a digestão saudável, auxilia no tratamento de problemas como a síndrome do intestino irritável. Rico em vitaminas do complexo B, diminui a ansiedade, falta de energia (fadiga) e melhora a depressão.

AÇAÍ: Rico em vitamina A, B, riboflavina, niacina e vitamina C, excelente energético.

AVEIA: Muito nutritiva é usada principalmente para aliviar problemas do sistemas nervoso e digestivo. O alto teor de fibras da aveia estimula a função digestiva, é uma boa fonte de proteína , muito rica em cálcio, potássio e magnésio que agem como calmante do sistema nervoso, além de fortalecer ossos e dentes. Extremamente benéfica para os que sofrem da síndrome do intestino irritável, por ser antiespasmódica. Rica em silício ajuda a manter saudáveis as paredes arteriais, possui também betaglucano, fibra solúvel que reduz a pressão arterial.

ALCAÇUZ: Suas propriedades reduzem a acidez estomacal, aliviando o trato digestivo e as úlceras. Possui ação expectorante, é eficiente contra a tosse. Sua raiz contém ácido glicirrízico, substância antiinflamatória, antialérgica e antiartrética. Também age no fígado,aumentando o fluxo da bile e reduzindo o colesterol.

ALECRIM: Possui qualidades anti-sépticas, antioxidantes, antiespasmódicas e adstringentes, bastante eficaz no trato de problemas circulatórios,tensão muscular, tosse, resfriado, no combate as infecções bucais e na síndrome do intestino irritável. Usado em xampus,o alecrim previne a calvície precoce.

ANIS: Muito útil para aliviar dores agudas, cólicas intestinais e flatulência. Com ligeiros efeitos estrogênicos, pode ser usada para aumentar a produção de leite em mulheres que amamentam. É utilizada em fitoterápicos contra o reumatismo,dores nas costas,hérnias e dor de dente. 

ALGA MARINHA: Ricas em minerais como potássio, magnésio, cálcio e ferro, a alga marinha beneficia vários sistemas do organismo. Rica em iodo melhora a digestão e alivia as úlceras,promove um melhor funcionamento da tireóide e do metabolismo. Desobstrutiva do fígado, melhora a TPM, dores de cabeça e problemas dermatológicos. Excelente purificador linfático.

AVEIA INTEGRAL: Reduz os níveis de colesterol, inclusive o LDL. Recomenda-se 40 a 60 gramas por dia.

AZEITE: Gordura monoinsaturada, diminui a taxa do colesterol ruim, estimula a secreção da bile, rico em antioxidantes e outros compostos favoráveis ao coração.

BLUEBERRY: Também conhecida por mirtilo, contêm agentes terapêuticos letais às bactérias, muito popular no trato de infecções do trato urinário e no combate à diarréia. Possui diversos antioxidantes que previnem problemas cardíacos, derrames, câncer e problemas na gengiva.

BANANA: Considerada um alimento energético, a banana tem inúmeros nutrientes, entre os quais se destaca o potássio, ajuda a controlar a pressão arterial e protege contra doenças cardíacas. Rica em fibras e benéfica para a digestão, aliviando e restaurando o intestino após a prisão de ventre e diarréia.

BETERRABA: Com suas propriedades purificantes do sangue, a beterraba auxilia na digestão. Contêm ainda cálcio, potássio, ácido fólico e vitamina C e é rica em ferro, sendo indicada para anemia, problemas cardíacos, prisão de ventre e toxicidade do fígado.

BATATA: Fonte de carboidratos complexos a batata ajuda a aumentar a energia e a estabilizar o açúcar no sangue. Rica em vitamina C, melhora a imunidade e rica em potássio, que ajuda a controlar a pressão. Sua casca contém ácido clorogênico, que age como um composto anticancerígeno.

BATATA DOCE: A batata doce é um carboidrato complexo, rico em fibras, capaz de equilibrar o nível de açúcar no sangue. Rica em betacaroteno e vitamina C, substâncias que aumentam a imunidade e previnem doenças cardiovasculares.

BRÓCOLIS: Membro da família do repolho, o brócolis tem origem remota. Considerado um alimento ideal, repleto de fibras,especialmente se consumido cru. Contêm vários elementos químicos, como carotenóides e betacaroteno, substância que inibe a formação de câncer. Rico em antioxidantes, como a vitamina C,favorece a imunidade e ajuda a evitar doenças cardíacas e a osteoporose. Rico em ferro, trata a anemia.

BROTOS: Os brotos contêm alguns tipos de enzimas poderosas que se encontram em estado de dormência dentro das sementes e que são liberadas quando brotam. Quando digeridas e assimilas, estas enzimas fornecem mais nutrientes por grama do que qualquer outro alimento. Ele ajuda as células do organismo a funcionar de um modo mais eficaz. Muito rico em vitamina C, é útil para melhorar a imunidade e ainda contêm propriedades anticancerígenas.

BROTOS DE TRIGO: Os brotos de trigo frescos são ricos em enzimas e aminoácidos, além de vitaminas do complexo B, vitaminas A, C, E, K e cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, zinco e selênio. Em sua composição, possuem até 40 % de proteína. É um antioxidante poderoso, nutritivo, com alto teor de clorofila, purificador e reconstrutor, sendo ainda considerado anti-séptico.

BABOSA: Ou Aloe Vera, pode ser usada no tratamento de queimaduras, feridas e irritações cutâneas. Na forma de suco, trata problemas digestivos, colite, úlceras, cálculos renais e prisão de ventre. Rica em nutrientes e anticancerígena.

CASTANHA-DO-PARÁ: Contém alto teor de Selênio, a castanha ajuda na prevenção do câncer de mama e na depressão. Rica em proteínas, vitamina B1 e magnésio, essenciais para o sistema nervoso. Devido ao alto teor de gordura insaturada, a castanha-do-pará auxilia na redução do colesterol e a arginina e flavonóides são úteis no combate às doenças cardíacas e no combate ao câncer.

CANELA: Considerada um tratamento de saúde caseiro para problemas digestivos,é considerada estimulante, carminativa, antiespasmódica, anti-séptica e antiviral, ajudando a baixar a temperatura do organismo durante a febre.Também indicada para problemas como gengivite e mau hálito.

CENOURA: Conhecida por purificar o sangue e o fígado e por melhorar a visão. Contêm elevadas quantidades de betacaroteno, que além de melhorar a visão,melhora a digestão e ajuda a prevenir o câncer. Rico em antioxidantes como a vitamina A, C e E.

COGUMELOS (shitake e maitake): Estimulam o sistema imunológico, afinam o sangue e diminuem o colesterol, rico em vitamina B3, B5, ferro e zinco.

CEBOLA: Protege o sistema circulatório, ajuda a reduzir o colesterol, afinar o sangue e evitar o endurecimento de artérias. Rica em quercetina, tem ação anticancerígena e ajuda na eliminação de bactérias nocivas ao intestino.Possui ainda enxofre, que inibe inflamações.

CENTEIO: Usado como alternativa saudável ao trigo, é rica em cálcio, ferro e potássio, seu grão trata a osteoporose, anemia e dores de cabeça. Contém fibras que aliviam a prisão de ventre, sacarose e frutooligossacarídeos, que têm ação pré-bióticas, úteis na digestão.

CEVADA: Rica em minerais, tem alto teor de cálcio, potássio e vitaminas do complexo B. Muito benéfica para tratar o estresse e falta de ânimo. Contém betaglucano, fibra pastosa que reduz o colesterol.

CHICÓRIA: A chicória é estimulante do fígado, ajudando a promover a secreção da bile, tratando a icterícia e auxiliando no processo de detoxificação. Benéfica também para os rins, indicada para tratar problemas infecções urinárias, problemas de pele, artrite e alivia problemas estomacais. Deve ser usada em saladas.

CHIA: Muito nutritiva, rica em ômega 3, antioxidante, rica em cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Devido a sua capacidade de absorção de líquidos e ao alto teor de fibras altamente solúveis, a Chia aumenta a saciedade.

COUVE-FLOR: Membro da família do repolho é repleta de nutrientes que ajudam na prevenção de diversas doenças. É anticancerígena e melhora a imunidade.

CAMOMILA: Conhecida por seu efeito calmante é usada para tratar a ansiedade e insônia, contém propriedades antiinflamatórias e antiespasmódicas e ajuda nos problemas digestivos.

CÚRCUMA: O condimento é conhecido por seu efeito analgésico e antiinflamatório, excelente no tratamento de artrite, problemas reumáticos e digestivos, tem potencial bactericida e atua na prevenção do câncer. Rica em antioxidantes tem efeito anticoagulante e ajuda na redução do colesterol.

CAFÉ: Considerada estimulante cerebral, ajuda no desempenho mental e na concentração, diurético também ajuda na prisão de ventre. Tem ação anticancerígena.

CAJU: Rica em antioxidantes, principalmente vitamina C, cumpre o papel de melhorar a imunidade e de revigorar, afastando infecções. Sua castanha é rica em aminoácidos e ácido oléico.

CAQUI: Rico em vitamina A é muito recomendado em casos de reumatismo.

CARAMBOLA: Excelente fonte de fibras, diurética e antiinflamatória.

CHÁ VERDE: Ajuda na redução do risco de câncer de esôfago e gástrico. Sugere-se de 4 a 6 xícaras por dia.

DAMASCO: Rico em betacaroteno, que o organismo transforma na antiviral vitamina A. A fruta in natura é indicada para auxiliar na recuperação em casos de infecção, especialmente as respiratórias. O damasco seco nos fornece ferro e ajuda na produção da hemoglobina. Seu óleo é nutritivo e protetor da pele.

DENTE-DE-LEÃO: Suas folhas são um poderoso diurético, muito usadas para tratar infecções urinárias. Sua raiz tem poder detoxificante, ajudando a eliminar toxinas do fígado e dos rins. Rica em vitaminas e ferro ajuda a tratar pessoas anêmicas.

ESPINAFRE: Ótima fonte de ferro, também considerado antiinflamatório e diurético, rico em vitaminas B e ajuda na diminuição do risco de degeneração macular e de catarata. É benéfico contra a fadiga e na prevenção do câncer.

ERVA-DOCE: Conhecida por sua ação antiespasmódica, analgésica e diurética, ajudando no combate a retenção de líquidos e auxilia na digestão.

FIGO: Considerado um  laxante natural,contém ingredientes ativos que estimulam os movimentos peristálticos. Rico em fibras solúveis, apresenta alto teor de potássio, que ajuda a manter a pressão arterial controlada. Rico em ferro, excelente para grávidas e convalescentes.

FRAMBOESA: Rica em nutrientes, como a Vitamina C, cálcio, potássio, ferro e magnésio, essenciais para uma boa saúde. Naturalmente adstringente, ajuda em problemas estomacais e diarréia.

FEIJÃO-AZUQUI: Ajuda a dispersar o sangue estagnado, tonificante da função renal e supra renal, ajudando o organismo a combater o estresse. Considerado diurético, cicatrizador e útil no combate a diarréia.

FEIJÃO-PRETO: Fonte de carboidratos complexos, rico em ferro, muito eficiente contra a anemia, rico em potássio, fornece energia, rico em ácido fólico, nutriente que ajuda no combate dos problemas cardíacos.

FRANGO: Boa fonte de vitaminas do complexo B, rico em ferro e zinco (a carne vermelha do frango apresenta o dobro dessa quantidade em relação à carne do peito). Combate a anemia e melhora a imunidade.O peito contém o dobro de vitamina B6, que trata dos sintomas da TPM. Melhora a circulação.

GOIABA: Rica em Vitamina A, vitamina B1, riboflavina, licopeno e vitamina C. Melhora a imunidade.

GRAPEFRUIT: Possui alto teor de vitamina C, melhorando a imunidade, fonte de pectina, que auxilia na redução do colesterol, ajuda em problemas circulatórios e digestivos. Rica em licopeno, poderoso antioxidante, que previne problemas cardíacos e câncer.

GRAVIOLA: Rico em vitamina B1, cálcio, fósforo, rico em antioxidantes, ajuda na prevenção de resfriados e outras doenças.

GRÃO-DE-BICO: Boa fonte de isoflavonas, que no organismo funciona como o estrogênio, prevenindo problemas relacionados aos hormônios, como a TPM e o câncer de mama. Tem propriedades anti-sépticas e é diurético. O grão de bico ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes, beneficiando a digestão.

GINSENG: Seu consumo diário melhora a capacidade cognitiva, trata de problemas do estômago e digestivos, reduz o açúcar no sangue e promove a longevidade. Aumenta a energia e vitalidade, melhora o metabolismo e estimula o uso de nutrientes pelas células, considerado afrodisíaco.

GENGIBRE: Condimento utilizado na culinária, o gingerol, seu princípio ativo, é responsável pelo gosto e pelo aroma, além das propriedades estimulantes. Estimula a circulação, aumenta a vitalidade e a imunidade, considerado descongestionante, muito indicado em casos de gripes e resfriados, expectorante, ajuda a expelir secreções e alivia a tosse. Útil no combate em dores e inflamações, alergias e asma.

HORTELÃ: Melhor a digestão, indicada para tratar azia e náuseas, protege a mucosa intestinal, melhora a circulação, tem efeito descongestionante, tem ação anti-séptica e antibacteriana, fungicida e antiviral.

IOGURTE (natural): O iogurte contém culturas vivas como os lactobacilos e bactérias benéficas, que promovem o trato intestinal, pois atacam e destroem as bactérias nocivas, mantêm a flora intestinal e ainda sintetizam a vitamina B, biotina, ácido fólico e vitamina B12. Estudos apontam que os probióticos contidos no iogurte natural produzem enzimas que são absorvidas diretamente pelas paredes intestinais, favorecendo a imunidade.

LARANJA: Considerada uma das melhores fontes de vitamina C, também contém cálcio, potássio, betacaroteno e ácido fólico. Melhora a imunidade,rica em antioxidantes que ajudam a reduzir o colesterol, inflamações e a bloquear as células cancerosas. Excelente fonte de fibras.

LIMÃO-SICILIANO: Rico em flavonóides, vitamina C e potássio e com importante ação antioxidante. Melhora a imunidade, ajuda na cicatrização e é um importante anti-séptico, tornando-se um medicamento natural contra resfriados, tosses e dores de garganta.

LENTILHA: Considerada uma fonte ideal de proteína vegetal, contêm grandes quantidades de vitaminas do grupo B, especialmente a B3 cuja deficiência pode ocasionar falta de memória e irritabilidade. Rica em ferro, boa fonte de fibras, que ajudam a regular a função do cólon e o sistema circulatório.

LEVEDO DE CERVEJA: Sua composição é de quase 50 % de proteína e lecitina, rico em vitaminas do complexo B e de minerais essenciais. Considerado um excelente remédio para a fadiga e sintomas relacionados ao estresse. Rico em ácido nucléico (RNA) e zinco, essenciais para o sistema imunológico. Usado de maneira tópica é um excelente regenerador da pele.

LINHAÇA: Rica em ácidos graxos essenciais em quantidades equilibradas, ômega 3 e ômega 6,usada tradicionalmente no tratamento de desnutrição, problemas dermatológicos, artrite, TPM e em casos de infertilidade. Ajuda a manter os níveis saudáveis de gordura no sangue e evitar doenças cardiovasculares.

MAÇÃ: Um alimento ideal, estimulante do fígado e dos rins, a maçã desintoxica. Rica em cálcio, magnésio, fósforo, vitamina C, betacaroteno e em pectina ácido málico, trata prisão de ventre e diarréia, regula o açúcar no sangue, considerada antiinflamatória diminui o risco de problemas cardíacos.

MORANGO: Rico em antioxidantes, o morango contém ácido elágico, fitoquímico que segundo pesquisas destrói toxinas da fumaça do cigarro. Boa fonte de vitamina C, ferro, com efeito levemente laxante e antibacteriano, o que contribui para regenerar a flora intestinal.

MAMÃO: Fruta rica em carotenóides, protege contra o câncer e problemas cardiovasculares. É levemente diurético, e muito útil no tratamento de problemas digestivos.

MELISSA (ERVA-CIDREIRA): Estimulante do fígado e da vesícula, a erva cidreira melhora a digestão e a absorção de nutrientes. Alivia náuseas, colite, cólicas e síndrome do intestino irritável.

MELADO: Rico em ferro, é muito indicado em tratamentos de fadiga, reconstituição do sangue e combate à anemia. Contém cálcio, cobre, manganês, potássio e magnésio, substâncias que ajudam a prevenir a osteoporose e melhoram a imunidade. Calórico, deve ser consumido com parcimônia.

MEL: Rico em vitamina B6, tiamina, riboflavina e ácido pantotênico e pequenas quantidades de minerais, como cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, sódio e zinco, o mel é um antioxidante reconhecido e um antibiótico natural, com funções antifúngicas e bactericida. O própolis previne e trata tosses, além de problemas estomacais. Índice glicêmico alto, deve ser consumido com parcimônia.

MILHETO: Rico em proteínas e pobre em amido, o milheto auxilia a digestão por ser o único grão alcalino. Rico em silício, o sal mineral que ajuda na cicatrização e a eliminar impurezas, essencial para a saúde dos cabelos, da pele, dos olhos e das unhas. Possui alto teor de potássio e magnésio, úteis no tratamento da artrite e osteoporose.

NOZ-MOSCADA: Valorizada por seus benefícios para o sistema digestório, a noz-moscada tem um efeito estimulante e anestésico no estômago e no intestino, podendo reduzir a náusea e o vômito. Na medicina Aiurvédica, a noz-moscada é usada para tratar a insônia e a tosse.

NOZES E CASTANHAS: sementes cruas e sem sal como a castanhas-de-caju, amêndoas, pinholes e castanhas-do-pará são ricas em proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais.

OVOS: Ricos em proteínas e com baixo teor de colesterol, contêm vitaminas A e E, ácido fólico e cálcio além de serem altamente energéticos.

OSTRAS: Ótima fonte de proteínas, rica em vitaminas E e ácidos graxos ômega 3, excelentes para o coração,contém muita vitamina B e D, essencial para ossos e dente,além de potássio, ferro e selênio. É fonte de iodo, e de zinco, essencial para a produção de esperma, melhora a libido e aumenta a imunidade.

PIMENTÃO E PIMENTAS: Pimentões e pimentas, independentemente da cor e tamanho, contêm bons níveis de potássio, betacaroteno, ácido fólico, vitamina B e C. Auxiliam no bom funcionamento do sistema circulatório. A pimenta é considerada estimulante, um eficiente desobstruidor das vias respiratórias e seu consumo pode aliviar gases e cólicas, estimular a secreção de sucos gástricos e melhorar o metabolismo.

PEIXE: Ajuda na redução do risco de doenças cardiovasculares. Sugerem-se três porções por semana.

PÊRA: Possui alto teor de fibras e iodo, melhora o funcionamento da tireóide. Contêm vitaminas e potássio.

QUINUA: Proteína vegetal ideal, a quinua contém muito mais proteína do que qualquer outro grão, é de fácil digestão, não contém glúten e possui teor de cálcio maior do que o do leite. Rica em outros nutrientes, como ferro e vitaminas do complexo B e vitamina E.

ÓLEO DE LINHAÇA, NOZES AMÊNDOAS, CASTANHAS E AZEITE DE OLIVA: O ácido graxo tem ação imunológica e anticancerígena. Recomenda-se 1 colher de sopa ao dia.

REPOLHO: Rico em antioxidantes como a vitamina C e o Betacaroteno, que potencializam a imunidade, ajudam a baixar a pressão e a prevenir problemas cardíacos. Quando cru, também desintoxica o estômago e melhora a digestão. É fonte de indole-3-carbinol ou 13 C, que protege contra o câncer de mama. Também contêm sulforafano, elemento que aumenta a produção de enzimas anticancerígenas e contribui para a prevenção do câncer de próstata e de cólon.

RAIZ FORTE: Entre suas propriedades possui ação anticancerígena, diurética, antiespasmódica, com ação antibiótica e muito eficaz no tratamento de febres, resfriados e gripes.

SOJA: Rica em proteínas, ajuda na redução do colesterol, combate o estresse, fonte de fitoestrógenos e de baixo índice glicêmico. O grão de soja pode ser incluído na dieta na forma de óleo, farinha, tofu, leite, proteína vegetal texturizada (PVT), missô e shoyu como substituto de carne e laticínios. Um de seus grandes benefícios são as isoflavonas, fitoestrógenos naturais que combatem os sintomas da menopausa. Por ter baixo IG (Índice glicêmico) pode ser consumida pelos diabéticos e é excelente regulador do açúcar e da insulina.

SEMENTE DE ABÓBORA: Possui alto teor de zinco, ferro, proteína, ácidos graxos essenciais e vitaminas do complexo B. Graças ao seu alto teor de zinco é considerada um excelente tônico sexual masculino e pode reduzir a próstata dilatada. Combate a fadiga e melhora a memória.

SEMENTE DE GIRASSOL: Fonte valiosa de vitaminas do complexo B, que nutrem a s glândulas supra-renais e são indicadas para combater quedas de energia e sintomas relacionados ao estresse. Considerada diurética e expectorante.

TRIGO-SARRACENO: Considerado um grão, é na verdade uma castanha com benefícios únicos para a saúde. Fortifica os capilares sanguíneos, evita o surgimento de veias varicosas, ulcerações cutâneas. Por ser rico em rutina o trigo sarraceno é eficiente no tratamento da pressão alta e endurecimento arterial, além de ajudar nos sintomas da depressão.

TOMATE: Contêm vitaminas C e E e betacaroteno, substâncias antioxidantes. O licopeno, que confere cor ao tomate, ajuda a diminuir o risco de câncer. Dê preferência ao tomate vermelho, maduro, que chega a ter quatro vezes mais betacaroteno do que o verde.

VAGEM: Como todos os vegetais verdes, a vargem fresca é rica em minerais, como o magnésio e cálcio.

VINAGRE DE MAÇÃ: Possui ação benéfica para a digestão, ajuda no combate de sintomas como azia e melhora o metabolismo. As enzimas contidas no vinagre de maçã também dissolvem os depósitos de cálcio, o que faz deste alimento um bálsamo para problemas de articulação. Contém o equilíbrio perfeito de 19 minerais, além da pectina que ajuda o coração, equilibrando o colesterol.

VINHO TINTO: Ajuda na redução de colesterol, estimulação do sistema imunológico. Sugere-se uma taça por dia (mas atenção, pois não deixa de ser uma bebida alcoólica).

Bem, acho que deu para ter uma visão geral, não? E não se esqueça, sempre consulte seu médico e/ou nutricionista para informações mais adequadas ao seu perfil metabólico e de saúde. 

Obrigada pela sua leitura! Bjs e até o próximo post!

Referências: Einstein, Doce Limão

“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”

Translate »