Peixe com Banana Verde – o Azul-Marinho!

Peixe com Banana Verde – o Azul-Marinho!

Peixe com Banana Verde  – receitinha top, funcional e deliciosa! Peixe, temperos naturais e banana verde! Super simples, rápida e mega nutritiva! Mas você sabia que esta é uma receita típica do Litoral Norte de São Paulo? Sim, receita dos caiçaras que aproveitam os peixes típicos da região (garoupa, badejo, cavala, anchova…) para fazer um delicioso ensopado com banana-verde! O prato é conhecido como Azul-Marinho e inclusive foi reconhecido e declarado como patrimônio histórico e cultural da cidade de Ubatuba (sim, Lei Municipal nº 2479 de 12/2/2004)! Ganhou até um dia especial para ser comemorado: 28/6!

E por que do nome “azul-marinho”? Simples: o prato fica azul! hehehehe  Sim,  a coloração azulada que o prato apresenta é devido ao tanino (substância que é responsável pela adstringência, ou sabor de “amarrar a boca”) liberado pela banana-verde quando de seu cozimento na panela de ferro.  Para que o caldo fique com a cor azul-marinho é fundamental que a receita seja preparada em uma panela de ferro! Nesse processo, o tanino desprende-se da banana e libera a cor ao preparado. Interessante, não?

Bem, o prato pode apresentar variações pequenas, dependendo do local em que foi preparado, como 0 acréscimo ou não de tomates, utilizar bananas com ou sem casca… Os ingredientes oficiais são: posta de peixe, banana verde (nanica ou São Tomé), farinha de mandioca, temperos (coentro, tomate, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão e óleo). Preparo simples, mas que exige “panela de ferro”! rsrsrs Acompanha arroz branco e pirão. Mas… Claro que aqui vamos passar uma versão um pouquinho diferente adaptada aos moldes do nosso blog, certo?!  Vamos sugerir aqui acompanhar a receita com arroz integral e uma saladinha verde, ok? Ou você pode utilizar um risoto neutro de quinua! Vamos, então, à receita?

Ingredientes:

  • 3 xícaras de de água
  • ¼ de xícara de óleo de sua preferência ou azeite de oliva ou azeite de dendê
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
  • 1 colher (sopa) de manjericão  picada
  • 1 colher (sopa) de coentro picado
  • 1 colher (chá) de sal rosa ou marinho
  • ½ colher de pimenta do reino moída
  • 6 bananas nanicas bem verdes com casca, cortada em rodelas (ou sem casca, vai do seu critério, mas eu sugiro aproveitar a casca sim!)
  • 6 postas médias de garoupa, namorado ou badejo (ou outro peixe de sua preferência)
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • 2 tomates sem peles e sem sementes picados (opcional)

Preparo: Tempere o peixe com a pimenta, o suco de limão, coentro e manjericão e descanse por 20min. Numa panela, de preferência, de ferro, claro, aqueça o óleo, adicione o alho, cebolas, os tomates, sal e as bananas e refogue por 2 minutos. Junte a água e cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até a banana estar macia. Depois, acrescente as postas de peixe e cozinhe por 10 minutos ou até a carne ficar macia. Acerte o sal e polvilhe com a salsa e a cebolinha, decore com pimenta-biquinho e sirva. 

Referências: Revista Globo RuralOba Gastronomia. A foto abaixo é do @restaurantepeixecombanana, no Centro de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. Absolutamente maravilhoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »