Macarrão Oriental Sem Glúten

Macarrão Oriental Sem Glúten

Macarrão Oriental Sem Glúten – Especial de Macarrão Oriental

Vamos completar o assunto sobre massas de macarrão sem glúten falando um pouco mais de massas orientais? Falamos de macarrão de arroz (bifum) no post Macarrão sem Glúten – tipos e marcas no mercado!, mas os orientais ainda nos presenteiam com mais opções sem glúten e aqui vamos apresentá-las. Elas são facilmente encontradas em lojas de produtos orientais e até em algumas lojas on line e físicas de produtos naturais/saudáveis e já vi alguns até em supermercados. Ah, quando for comprá-los, só atente para a tradução dos itens, ok? Como são importados, a tradução pode ser meio confusa!

Ah, e o alerta de sempre: para dúvidas ou mais informações, consulte o site/redes sociais dos fornecedores e os questione. E não se esqueça que os fabricantes podem alterar a composição dos ingredientes dos produtos a qualquer momento, portanto, sempre leia os rótulos antes de comprar qualquer mercadoria, para não ter surpresas ruins!

Macarrão de Batata Doce (Macarrão Oriental Sem Glúten) – Achei no Bairro da Liberdade em São Paulo. Trata-se de uma massa com baixo índice glicêmico. Enquanto seca, a massa parece um macarrão comum. Mas depois de mergulhado na água quente, amolece rapidinho e solta um pouco de cor acinzentada na água. O cozimento é rápido, em torno de 5 minutos. Na hora de coar é que acontece a surpresa: o macarrão de batata doce tem uma aparência esquisita, meio transparente, parece fio de plástico. Mas depois ele absorve o sabor e a cor do molho e fica maravilhoso. Na boca tem uma textura levemente escorregadia e o sabor é quase o mesmo do macarrão convencional. Porém bem mais saudável! Ele fica bem acompanhado com qualquer dos molhos para massas do nosso Livro de Receitas!

Macarrão de Batata Doce Macarrão de Batata Doce

Macarrão de Feijão Verde (Macarrão Oriental Sem Glúten) – também conhecido como HARUSSAME, em regra, também achei no Bairro da Liberdade em São Paulo.

Os benefícios nutricionais do feijão verde são indiscutíveis. Delicioso e crocante, o feijão verde possui poucas calorias e gordura e não contêm colesterol. O teor de fibra do feijão verde é muito alta, e também fornece algumas das suas necessidades diárias de proteínas. São boas fontes de Vitamina A, Vitamina C, vitamina K, Vitamina B6 e ácido fólico. E minerais?: Cálcio, silício, ferro, manganês, potássio e cobre. Quer receitinha especial com ele? Olha aqui!

Macarrão de feijão verde

Macarrão de Trigo Sarraceno (Macarrão Oriental Sem Glúten) – também conhecido como SOBÁ. Encontra-se fácil no Bairro da Liberdade em São Paulo. Já falamos bastante sobre o trigo sarraceno aqui, mas, em relação a esta massa, tenha cuidado ao comprá-la: poucas são as marcas japonesas que são 100% trigo sarraceno. Muitas  misturam o sarraceno com o trigo comum, como a da foto abaixo👇🏻. 

Macarrão de Trigo Sarraceno

Já a marca 👇🏻 é 100% de trigo sarraceno😀:

Macarrão Oriental Sem Glúten Macarrão Oriental Sem Glúten Macarrão Oriental Sem Glúten Macarrão Oriental Sem Glúten

Quer receitinha especial com ele? Olha aqui!

Macarrão de Algas (Macarrão Oriental Sem Glúten) –  Sim, vou te explicar melhor! Trata-se de uma macarrão oriental, também conhecido como macarrão de Shirataki ou Itokonyaku ou Konjac ou KonNyaku ou Konnyaku-Imo ou Miojo Milagroso ou simplesmente Macarrão/Gelatina de Batata! Ufa, quantos nomes!

Do que é feito? É um tipo de miojo japonês feita à base da planta asiática konjac. A konjac é uma espécie de tubérculo/raiz (Amorphophallus Konjac, Konjac Root ou Batata Konnyaku), meio que da família do inhame! É um alimento composto de aproximadamente 96% de água e 4% de uma substância chamada Glucomanan, que é um tipo de fibra solúvel em água e que nosso organismo não consegue digerir.

O valor nutricional do Konjac é baixo, não contendo quantidades significativas de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas ou minerais, razão pela qual esse alimento deve ser apenas parte de uma dieta para perder peso. Substitua, no máximo, uma de suas refeições pelo Konjac.

É justamente devido a essas duas características (baixa caloria e presença do Glucomanan) que o Konjac ajuda a emagrecer: após sua ingestão, as fibras se expandem dentro de nosso organismo (no estômago) e provocam uma sensação de saciedade. Uma porção de 50g de Konjac já preparado contém apenas 4 calorias, quase 60 vezes menos do que o macarrão comum! Estudos comprovam que o Glucomanan dificulta a absorção de gordura, além de ser um elemento regulador de açúcar presente na corrente sanguínea.

O que tem de bom? Zero carboidratos, quase zero calorias, sem glúten, sem açúcar, sem lactose, mas com um monte de fibras. As fibras solúveis aumentam a satisfação, ajudam a controlar o colesterol ruim e o nível de açúcar no sangue, combate sobre-peso, diabetes e alta pressão. Muitas pessoas usam como ajuda para perder peso.

Como preparar? Ele já vem cozido, são embalados com água e sempre mantidos refrigerados. É possível encontrar em fios ou em blocos também (as fotos vão te ajudar a “reconhecer”). Indico descartar o líquido e lavar em água fresca. Depois, ferva o macarrão por 5 minutos (pode colocar um pouco de sal na fervura). Depois pode comer direto… Fritar, refogar, sua criatividade é o limite. O Konjac praticamente não tem gosto, mas ele absorve muito bem os sabores de molhos e temperos. Pode ser preparado com o molho de sua preferência.  Utilize-o como o macarrão comum em suas receitas. Misture legumes, tofu, ervas, temperos, azeite, carnes e molhos. 

Ponto de atenção: Como o macarrão é viscoso pode-se ter problemas ao engoli-lo. Pessoas com problemas no esôfago devem evitá-lo, para não ter asfixia. Crianças e idosos, cuidado também. Além disso, se ingerido em excesso, pode alterar níveis de insulina, formar gases, provocar náuseas e diarreia, afinal, é riquíssimo em fibras.

Onde encontrar? Existem muitas marcas orientais e portanto é fácil encontrar em lojas de produtos orientais, lojas on line e em algumas feiras com barracas de produtos orientais, como o Ceagesp em São Paulo. Ah, não esqueça que ele vem refrigerado,  portanto busque no refrigerador das lojas.

Além das tradicionais marcas orientais, há marcas nacionais, a Konjac Massa MF e a Hyden. Há também a marca inglesa Eat Water, que fornece versões prontas e instantâneas de Konjac e a americana Miracle Noodle. Se você cruzar com elas por aí, aproveite! 

Quer receitinhas? Olhe aqui e aqui!

Macarrão Oriental Sem GlútenMacarrão Oriental Sem Glúten

macarrão de algas macarrão de algas

 Macarrão sem Glúten Macarrão sem Glúten Macarrão sem GlútenMacarrão sem Glúten macarrão de algas macarrão de algasmacarrão de algasmacarrão de algasmacarrão de algas

2 thoughts on “Macarrão Oriental Sem Glúten

  • 22 de março de 2018 at 13:47
    Permalink

    O macarrão que esta na foto como o único macarrão com trigo sarraceno tem farinha de trigo sim. Veja na lista dos ingredientes da embalagem.

    Reply
    • 22 de março de 2018 at 16:18
      Permalink

      Olá Andrea, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar nosso trabalho! Sim, nesta da foto, infelizmente, há mistura de trigo sarraceno e trigo comum. De fato, essas massas orientais 100% trigo sarraceno são bem difíceis de encontrar e, quando conseguimos, geralmente, são bem caras 🙁 Abraços.

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »