Jujuba

Jujuba

Você conhece a Jujuba?

Encontrei por estes dias no Bairro oriental da Liberdade, São Paulo, um saquinho de cerca de um quilo a R$14.  O que é? Jujuba! Calma, nada tem a ver com a jujubinha doce de festinha de criança!  Aqui trata-se de uma fruta!

Por fora, é muito parecida com maçãs verdes, mas menor e tem a casca lisa e brilhante. Por dentro, é branquinha, com aroma muito delicado, consistência firme que fica entre uma maçã e uma pera e possui uma semente do tamanho de uma amêndoa.

Devem ser comida verde mesmo, pois é bem docinha por dentro, com sabor bem delicado, como uma pera, uma carambola… Não é uma fruta de sabor marcante como uma manga, por exemplo. Justamente por sua consistência firme e sabor delicado, neutro, pode ser utilizada em saladas e outros pratos.jujuba

jujuba

jujubaDentro do saquinho vem um folheto com poucas informações em português, um texto em alguma língua oriental (creio ser chinês), a composição nutricional (vê-se que é bem rica em vitamina C e potássio) e o local de produção: Cedral, perto de São José do Rio Preto, São Paulo.

O nome científico é Ziziphus Mauritiana Lam e é uma fruta originária do Sudeste Asiático. Hoje também é cultivada no clima quente da África do Sul, Oriente Médio, India, China, Indonesia, Malásia, Australia e no Brasil!

O fruto amadurece em momentos diferentes, mesmo em uma única árvore. As frutas são primeiro verde, depois amarelas e quando totalmente maduras, são inteiramente vermelhas. Nunca vi maduras além das fotos, mas dizem que ficam molinhas, podem se transformadas em conserva (como a umeboshi) e ainda podem ser usadas em pratos orientais.

Ao redor do mundo ela se apresenta com outros nomes: yuiubi (em Porto Rico), yuyuba (em espanhol), guinda (na Colômbia), pomme malcadi (no Haiti), perita haitiana (na República Dominicana), posingué (na Venezuela) e jujube (em inglês).

Se estiver por São Paulo, dê um pulo no bairro da Liberdade e conheça esta frutinha! É uma delícia, impossível comer um só! Ou se cruzar com ela por aí em qualquer outro lugar, não deixe de provar!

Obrigada pela sua leitura! Bjs e até o próximo post!

“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »