Substituir o arroz?
Como assim?
Então… Sabe aquele arrozinho de todo dia? Você cansou dele? Quer opções para variar? Nada contra o arroz, seja ele branco ou integral, que é um grão super importante em nossa alimentação, mas, igualmente importante e saudável, é ter alternativas para nosso organismo receber nutrientes variados para melhor manutenção da saúde!
Vou te mostrar como se beneficiar de outros excelentes ingredientes para sair da rotina do arroz nosso de cada dia!
Já pensou em amaranto, painço, quinua, couve-flor, sorgo (leia sobre a Farovitta no link), trigo sarraceno? Pois então, são todos fantásticos alimentos para você variar seu cardápio e dar uma folga para o arroz integral! E já falamos de todos eles aqui e com as devidas formas de manuseio! Aqui vão duas ideias para substituir o arroz, mas no blog existem outras!
1 – Sirva o amaranto, quinoa, sorgo, trigo sarraceno ou painço ao invés do arroz integral:
Use 2 a 3 xícaras de chá de água para 1 de grão. Refoge o grão com temperos de sua preferência (sal, pimenta, alho picado, cebola picada…), mantendo a panela em fogo baixo por aproximadamente 20 min. Toda a água deve ser absorvida e os grãos devem ficar macios ao terminar. Você também pode torrar qualquer destes grãos na manteiga ghee e adicioná-los em um pilaf (arroz preparado com especiarias, popular da cozinha árabe) com arroz e outros grãos.
2 – Arroz de Couve-Flor
Ingredientes:
- ½ couve-flor
- ½ xícara (chá) de cebola ralada
- 1 dente de alho amassado
- sal rosa ou de ervas e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- suco de 1 limão
Preparo: Lave a couve-flor em água fria e seque bem. Usando um ralador de queijo, rale a couve-flor no ralo grosso. Ou coloque num processador e bata usando a função pulsar até obter uma textura similar à do arroz. Numa frigideira, refogue a cebola e o alho até que a cebola esteja transparente. Acrescente a couve-flor e deixe refogar por cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta. E coloque o suco do limão a gosto. Polvilhe com salsinha e sirva em seguida.
Quer outras opção “a olho”? Então lá vai: 01 couve-flor crua + óleo de coco + 01 cebola picadinha + tempero verde/ervilhas a gosto e sal rosa. Bata a couve-flor no processador/liquidificador. Depois refogue a cebola no óleo de coco até dourar. Acrescente o tempero verde de preferência e junte a couve-flor + sal rosa. Salteia até ficar “al dente”.
E no blog ainda tem receitas de tabule, risotos, doce de quinoa… Jogue sua palavrinha preferida lá no campo de pesquisa e achará! 😉
Show…
Olá Simone, tudo bem? Muito obrigada pela participação, pelo carinho e por acompanhar nosso trabalho! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele! Fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas…! Será sempre bem-vinda! Abraços.