Amaranto!

Amaranto!

AMARANTO! Conhece este cerealzinho? Não? Então vou te apresentar! Vem comigo!

RGAmaranthus, da família Amaranthaceae, que se destaca por ser muito balanceado nutricionalmente.

ORIGEM: cultivado a cerca de 8 mil anos, o amaranto já foi base de dietas dos povos andinos, assim como a quinua.

DNA: é um cereal sem glúten, de valor nutritivo extraordinário – inclusive suas folhas. É rico em proteínas com alto valor biológico – aproximadamente 15%, fibras, cálcio biodisponível (que pode ser bem  absorvido pelo organismo) – que é melhor absorvido pelo organismo, ferro, fósforo, zinco, vitamina C, magnésio e aminoácidos essenciais. Baixa quantidade de ácido fítico*, taninos e oxalatos. 

BENEFÍCIOS: O amaranto contribui para:

  • regular a pressão arterial e o os níveis de colesterol;
  • a prevenção de câncer, devido à presença de antioxidantes que diminuem o afluxo de sangue aos tumores;
  • a perda de peso (indiretamente);
  • o bom funcionamento do intestino;
  • a melhora do sistema imunológico; 
  • o controle a pressão arterial; 
  • o combate a osteoporose – por ser fonte de cálcio;
  • estimular  a recuperação e o ganho de massa magra – em função da grande concentração de proteínas;
  • reforçar o sistema imunológico – pois é rico em antioxidantes que são substâncias que fortalecem as células do sistema imune.

FORMAS DE CONSUMO: O amaranto é encontrado nas versões grãos, flocos e farinha. É muito versátil e tem o sabor neutro! O céu é o limite, pois você pode utilizar os grãos, o farelo ou a farinha! E então ele pode estar presente em sopas, tortas, bolos, bolachas, panquecas, pães, doces, farofas, saladas, cozido como arroz, misturado com outros grãos, risoto, cuscuz, adicionado a saladas, iogurtes, frutas, vitaminas, na confecção de barras de cereais (como pipoca – coloque 01 col. sopa de grãos em uma frigideira, tampe e espere estourar. As pipocas de amaranto possuem cerca de dois milímetros de tamanho).  

Você pode usar as folhas para chás, sopas, molhos, refogados e cozidos. As folhas podem ser cozidas de forma semelhante a como se cozinha a couve, por exemplo. Não tem contra-indicação (mas sempre consulte um profissional de saúde antes de consumir qualquer alimento que desconheça e/ou não esteja acostumado).

Ah, para consumir grãos, deixe de molho mesmo tendo baixa quantidade de ácido fítico*.

E então, gostou? Tá esperando o quê para começar a consumir esta riqueza? 😉 Receitinhas diversas espalhadas pelo blog. Digite amaranto lá no campo de pesquisa!

*Todos os grãos contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa. O ácido fítico pode-se ligar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear absorção destes minerais pelo organismo.

Obrigada pela sua leitura! Bjs e até o próximo post!

“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”

2 thoughts on “Amaranto!

  • 10 de janeiro de 2024 at 12:30
    Permalink

    Muito obrigado por compartilhar informações valiosas sobre o amaranto! 🌾🌟 A riqueza nutricional e os benefícios impressionantes desse cereal são fascinantes. A diversidade de formas de consumo abre um leque incrível de possibilidades na culinária saudável.

    É ótimo saber que o amaranto pode contribuir para diversos aspectos da saúde. Agradeço pela dedicação em compartilhar conhecimento e por incentivar práticas alimentares mais saudáveis. Estou ansioso para explorar as receitas e experimentar o amaranto em diversas formas! 🍽️✨ Até o próximo post! 👋💚

    Reply
    • 19 de janeiro de 2024 at 13:23
      Permalink

      Olá, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar meu trabalho! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele! Fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas…! Será sempre bem-vindo! Abraços.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »