Como reduzir resíduos agrotóxicos dos alimentos?

Como reduzir resíduos agrotóxicos dos alimentos?

Olá Pessoal, tudo bem?

No post “Desvendando o mundo dos ORGÂNICOS! – parte 1” falamos sobre alimentos orgânicos e a importância de tê-los presentes em nossa alimentação diária. Entretanto, vimos também que existe um certa dificuldade em consumi-los. Diante desta dificuldade, é que acabamos consumindo mais os alimentos não-orgânicos, cultivados com diversas substâncias e produtos químicos, principalmente os agrotóxicos.

Por isso, aqui, listei algumas formas de tentar reduzir os resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos não-orgânicos. Estes métodos são todos muito simples e estão amplamente divulgados, basta uma simples pesquisa na web!

O primeiro método, indicado pelo médico Dr. Roberto Navarro, e também por técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, utiliza o bicarbonato de sódio:

  • Colocar os vegetais, frutas e legumes em uma solução com a concentração de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para 1 litro de água, deixar por 25 – 30 minutos. Esse é o tempo suficiente para minimizar a presença dos agrotóxicos.
  • Depois, enxaguar bem os vegetais, frutas e legumes em água corrente para não restar resíduos de bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio foi considerado uma das melhores substâncias para reduzir níveis de agrotóxicos de alimentos, com eficácia de 80% a 90% de remoção, segundo um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O segundo método, indicado pelo médico Dr. Lair Ribeiro, utiliza a tintura de iodo:

  • Lavar os vegetais, frutas e legumes em água corrente e coloque-os numa vasilha.
  • Acrescentar água filtrada e tintura de iodo (solução 2%) – 1l de água filtrada para 5ml de tintura de iodo.
  • Após 1 hora, lavar os vegetais, frutas e legumes. Estão prontos para consumo.

Você encontra a tintura de iodo em farmácias, em frascos de 30ml – média de preço R$4. Pode ser encontrada também na versão de 1l em lojas de produtos agropecuários.

Já o Engenheiro Agrônomo Dr. Moacir Darolt, do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, além de sugerir o terceiro método, com vinagre, dá também algumas outras dicas:

  • Lave bem as frutas e as verduras em água corrente por pelo menos 1 minuto ou coloque-as numa solução de 1 litro de água com 4 colheres de vinagre, durante 20 minutos. Depois enxágue.
  • Como ainda existem poucas frutas produzidas organicamente, procure sempre descascá-las, em especial pêssegos e maçãs. Alguns resíduos de agrotóxicos repousam nas cascas.
  • Dê preferência para compra de frutas e verduras da época. Fora da estação adequada é quase certo que a fruta, verdura ou legume tenha recebido cargas maiores de agrotóxicos. Aqui segue uma orientação valiosa do CEAGESP.
  • Retire folhas externas das verduras que, em geral, concentram mais agrotóxicos.
  • Diversifique as hortaliças e frutas. Além de proporcionar uma boa mistura de nutrientes, isso reduz a chance de exposição de um mesmo agrotóxico empregado pelo agricultor. 
  • Dê preferência aos produtos nacionais e de sua região. Alimentos que percorrem longas distâncias, como os importados, normalmente são pulverizados pós-colheita e possuem um alto nível de contaminação por agrotóxicos.

Bem, se não puder consumir alimentos orgânicos, espero que estas dicas te ajudem a pelos menos reduzir um pouco os males das substâncias químicas presentes nos alimentos de produção convencional. Quer saber mais? Acesse este esse ebook disponibilizado gratuitamente no site do incrível Restaurante Le Manjue Organique (já falamos dele aqui também) do Chef Renato Caleffi.

Obrigada pela sua leitura! Bjs e até o próximo post!

“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »