Olá, tudo bem?
Higienizar frutas, legumes e verduras, vocês sabem fazer isso?
No post Desvendando o mundo dos ORGÂNICOS! – parte 1 falamos da importância de uma boa higienização dos alimentos orgânicos diante da ausência dos insumos químicos que poderiam eliminar microrganismos que transmitem doenças. Na verdade, a higienização é importante em qualquer situação, mesmo para os alimentos não orgânicos, de produção convencional, que são tratados com insumos químicos. Isso porque a contaminação biológica (por micro-organismos) do alimento pode ocorrer em qualquer fase da cadeia produtiva até chegar a nossas mesas, não só apenas no momento do cultivo.
Desta forma, passamos aqui o procedimento indicado pela ANVISA para a correta higienização de frutas, legumes e verduras:
Passo 1. Lavar bem os alimentos em água corrente. Isso serve para tirar a terra, os insetos e quaisquer outras sujeiras visíveis a o olho nu. Além disso, essa lavagem inicial também ajuda a diminuir a quantidade de agrotóxicos.
Passo 2. Colocar os alimentos de molho em solução de hipoclorito de sódio (água sanitária), conforme orientação no rótulo da embalagem de água sanitária. Na ausência de orientação do fabricante, utilize a proporção de 01 colher de sopa de água sanitária para cada 01 litro de água. Misture a proporção necessária para cobrir por completo os alimentos que pretende higienizar e deixe-os de molho nesta solução por 20min. Esse procedimento serve para eliminar a maioria dos parasitas, larvas, fungos e bactérias.
Passo 3. Enxágue os alimentos em água corrente. Seque-os e conserve na geladeira nas embalagens e locais adequados.
Podem ser utilizadas também aquelas soluções próprias – líquidas ou granuladas – para higienizar verduras, encontradas nos supermercados (Pury Vitta, Hidrosteril, Clor-in Salad, Perol SanitVeg, Isoclor…).
Se você optar pela água sanitária mesmo, fique atento para o rótulo do produto. Nem todas as marcas de água sanitária indicam o uso para higienização de alimentos. As que não indicam podem conter em sua formulação outras substâncias químicas impróprias para o consumo humano em quaisquer quantidades. Utilize apenas as marcas que indicam expressamente o uso para higienização de alimentos.
Bem, espero que esta dica lhe seja útil! E vamos cuidar da saúde!
Obrigada pela sua leitura! Bjs e até o próximo post!
“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”