Chia Pudding!!! Quem aí já ouviu falar dele ou do Pudim de Chia? E do Overnight Oats? Pois são sobremesas deliciosas e super nutritivas! Quer dizer, podem não ser apenas sobremesas, eles podem servir como um poderoso café da manhã também! Quer entender mais? Vem comigo que eu te explico!
O Chia Pudding, de fato, não é bem um pudim da forma que nós brasileiros conhecemos… Para nós, ele está mais para um creme! Mas enfim, o fato é que se trata de uma receita super fácil de fazer, muito nutritiva e que permite variações infinitas!
Bom, já sabemos que a chia é uma sementinha fofinha, considerada um mega alimento (rica em ferro, cálcio, magnésio, ômega-3, antioxidantes, super fonte de proteína vegetal e contribui para a redução do índice glicêmico das refeições e aumento da saciedade) e que, quando em contato com algum líquido, cria uma espécie de gel. Inclusive, assim como a linhaça, ela é usada para substituir a clara do ovo em algumas receitas veganas. Mas… Qual é a base do pudim?
Simples:
- sementes de chia
- algum líquido
- tempo – mínimo 6h de repouso na geladeira, para a chia formar o gel.
Quantidades variáveis, a seu critério.
Para o líquido, temos diversas opções: bebida vegetal, leite sem lactose, algum suco, algum iogurte (vegetal ou sem lactose), uma mistura de leite+bbv…
E então você mistura a chia com o líquido escolhido, coloca em uma tacinha/potinho, tampa e leva à geladeira por 6-8h. Por isso, o ideal é fazer de noite para comer pela manhã. Teoricamente é só isso! Taí a base! Mas, claro, nós não vamos parar por aqui…
Para incrementar a base, podemos:
- se usar algum tipo de leite, pode batê-lo com fruta ou com alguma geleia;
- pode também acrescentar gotas de extrato de baunilha ou outra essência natural;
- pode adoçar com açúcar de coco ou mascavo ou demerara ou mel ou stévia, eritritol, xilitol;
- pode bater o leite com cacau em pó, ou canela, ou com um pouco de café pronto;
- pode fazer 2 bases: uma simples e outra batida com algum dos itens acima para montar no dia seguinte…
Bem, superada a fase da base, chegando ao dia seguinte, na hora de se deliciar, você tem mais algumas infinitas possibilidades! Se você tá achando que sua base ainda tá um pouco sem graça, no momento de servir você pode incrementá-la para deixá-la mais nutritiva, com mais textura, cor, sabor e beleza! Vamos às ideias?
- corte pedaços de frutas em fatias e disponha-as nas “paredes” de uma nova tacinha/potinho e sirva o pudim dentro. Na verdade você pode fazer isso antes ou depois de ter deixado a receita descansar na geladeira. Pode ser frutas secas também (uvas passas, damascos, tâmaras…);
- pode adicionar granola ou flocos de aveia sem glúten (ou de quinoa, milho, amaranto, arroz…) ou oleaginosas quebradas (nozes, castanhas, amêndoas, nozes pecã..) ou cacau nibs ou coco seco ralado…Tudo isso você pode apenas colocar por cima na hora de servir ou pode fazer intercalado numa nova taça;
- pode servir com pedaços de fruta ou colheradas de geleia ou pasta de amendoim ou pasta de gergelim ou de iogurte também por cima ou intercalado.
Percebe como o céu é o limite nas variações do Chia Pudding? Não existem regras! Então, dê asas à sua imaginação! Versatilidade é o sobrenome deste pudim! Brinque com as camadas, os ingredientes e suas cores, sabores, texturas… Mas, se mesmo assim você quiser algumas ideias, aí estão!
Receita mais básica
- 1/4 xic. de sementes de chia
- 1 xíc. de bebida vegetal de sua preferência
- 2 col. de chá de açúcar ou adoçante de sua preferência
- demais opcionais (canela em pó, extrato de baunilha, cumaru ralado…)
Misture bem e leve à geladeira por pelo menos 6 hrs. Depois disso, sirva com frutas vermelhas, geleia, frutas picadas…
Outra receita básica…
- 2 col. sopa de chia
- 2 col. sopa de farelo de aveia ou flocos de aveia
- 1 pitada de sal
- 1 fio de mel
- ½ a ¾ xic. de água filtrada
Misture bem e leve à geladeira por pelo menos 6 hrs. Depois disso, sirva com frutas vermelhas, geleia, frutas picadas… erve até duas pessoas já que vc irá completar com frutas ao servir.
Se usar só 3 a 4 col. de sopa de chia e completar com suco de uva concentrado, fica parecendo um sagu! Delicioso!
Receita 1
- 250ml de bebida de coco pronto ou caseiro (pode ser qualquer outro bebida vegetal)
- 1 col. chá de mel (opcional)
- 1 col. sopa bem cheia de chia
- 1 col. chá de coco seco ralado (sem açúcar)
Misture bem e deixe na geladeira por pelo menos 6 hrs. Depois disso, sirva com frutas vermelhas.
Receita 2
- 1 xíc. chá de bebida de coco pronto ou caseiro
- 2 col. sopa de sementes de chia
- 1/2 col. chá de extrato de baunilha
- gotas de stévia ou adoçante de preferência
Misture todos os ingredientes e leve à geladeira durante a noite (ou pelo menos 6h).Em uma taça, coloque 1/2 xícara do pudim, intercale com geleia e acrescente o resto do pudim. Complete com frutas frescas e nozes por cima.
Receita 3
- 2 col. sopa de sementes de chia
- 150 ml de bebida vegetal
- frutas de sua preferência
- 2 col. sopa de granola sem glúten (ou cereais de sua preferência)
Misture todos os ingredientes e leve à geladeira durante a noite (ou 6h). Pela manhã, monte o seu pudim em uma tacinha, coloque primeiro uma camada do gel de chia, em seguida as frutas e por último a granola.
Receita 4
- 200ml de bebida de coco pronto ou caseiro
- 2 tâmaras desidratadas
- 1 col. café de extrato de baunilha ou sementes de fava de baunilha natural
- 3 col. sopa de sementes de chia
- frutas de sua preferência
Bata a bebida de coco com as tâmaras e a baunilha. Coloque em um pote de vidro e adicione a chia, mecha bem e deixe na geladeira por pelo menos 5h. Ao consumir pela manhã, coloque pedaços de fruta por cima.
Receita 5 – de Abacate!
- 1 abacate maduro
- 2 a 3 col. de sopa de mel
- 2 col. de chá de extrato de baunilha
- 1 col. (chá) de sementes de chia
- 1 xíc. ou 250ml de bebida de amêndoa ⠀⠀ ⠀
Coloque o abacate, mel, baunilha e sementes de chia em um liquidificador (ou processador de alimentos). Enquanto mistura, lentamente despeje a bebida de amêndoa até o pudim atingir uma consistência cremosa. Dividir entre copinhos e refrigerar pelo menos 30 minutos. Cubra com amêndoas fatiadas e sirva. ⠀ ⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀⠀
Receita 6 – com abacaxi e coco
Ingredientes:
- 4 col. (sopa) de sementes de chia
- 1 xícara de bebida de coco
- 2 col. (sopa) de açúcar mascavo (ou melado, açúcar de coco, mel…)
- 1 col. (sopa) de óleo de coco
- 1 xíc. de abacaxi picado em pedacinhos
- ¼ xíc. de coco ralado
Junte a chia com a bebida de coco e uma colher (sopa) de açúcar em uma tigela e deixe hidratar por 3 horas ou de um dia para outro. Toste o coco ralado com 1/2 colher de sopa de óleo em fogo médio até ficar dourado. Retire o coco ralado da panela e coloque o restante do óleo. Junte o restante do açúcar mascavo e o abacaxi. Leve ao fogo, mexendo, até que fique dourado. Quando a chia estiver hidratada, transfira para tigelinhas individuais. Cubra com o abacaxi e o coco ralado. Sirva em seguida.
Receita 7 – com chocolate e especiarias
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xíc. de bebida de coco (ou outra bebida vegetal)
- 1/4 xíc. de açúcar mascavo (ou melado ou mel)
- 1 col. (sopa) de cacau em pó
- 1/4 col. (chá) de cardamomo moído
- 1/4 col. (chá) de canela em pó
- 1/4 col. (chá) de gengibre em pó
- 1/8 col. (chá) de cravo moído
- 1/3 xíc. de sementes de chia
Cobertura
- frutas picadas de sua preferência
- manteiga de amendoim (amêndoa, caju, gergelim…)
- coco ralado
Misture a bebida, açúcar (ou mel ou melado), cacau e as especiarias. Junte as sementes de chia e mexa até incorporar. Cubra a tigela e leve à geladeira por 2 a 3 horas, ou de um dia para o outro. Coloque em copinhos ou tigelinhas. Cubra com as frutas picadas, uma colherada de manteiga de nozes e polvilhe com o coco ralado.
Receita 8 – com manga e coco
Ingredientes
- 200ml de bebida de coco
- 3 col. (sopa) de sementes de chia
- 3 col. (sopa) de coco ralado (e + um pouco para polvilhar)
- 3 col. (sopa) de melado, mel, açúcar demerara ou mascavo
- ½ col. (chá) de extrato de baunilha
- 1 manga pequena picada em cubos
Coloque em uma tigela a bebida de coco, as sementes de chia, o coco ralado, melado e o extrato de baunilha. Misture, cubra e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Mexa, volte a cobrir e leve à geladeira por 3h (ou de um dia para o outro). Monte camadas da chia com bebida de coco e cubos de manga em copos ou tigelinhas individuais. Polvilhe com coco ralado e sirva em seguida, ou guarde na geladeira.
Bem, a essa altura vc deve estar se perguntando: e o tal do Overnight Oats? Pois é, ele está disfarçado neste post! hehehe. Overnight Oats, ao pé da letra, significa “aveia de um dia para o outro”, ou seja, uma refeição preparada na véspera para ser consumida no dia seguinte.
Claro que se você não dispor da aveia sem glúten, pode substituir por qualquer outro cereal do seu gosto: flocos de arroz, amaranto, quinoa, milho… E o modo de fazer é exatamente o descrito acima no Chia Pudding e com todas as possibilidades e variações que você quiser. Todos esses “flocos” que citei, se misturados com líquido e ficarem em repouso, assim como a chia, vão absorver o líquido e fazer uma papinha, um mingau, de forma que o resultado final será muito semelhante ao Chia Pudding… E você pode brincar com os ingredientes e as camadas…. Ou seja, Chia Pudding e Overnight Oats são muito parecidos, da mesma família, primos, irmãos! hehehe O conceito é o mesmo, portanto, divirta-se e se delicie! Segue uma receitinha para se inspirar!
Overnight Oats com cacau
Ingredientes:
- 3 col. (sopa) de aveia em flocos
- 1 col. (chá) de cacau em pó
- 1/3 xíc.de bebida vegetal
- 2 col. (sopa) de amêndoas picadas
- 2 col. (sopa) de cranberries desidratadas (ou uvas passas, tâmaras, gojyberries)
- 1 col. (sopa) de coco ralado
- 1 col. (chá) de manteiga de amêndoa ou amendoim ou castanhas
- melado/mel
Coloque a aveia, o cacau e a bebida em um vidro com tampa. Misture, tampe e guarde na geladeira de um dia para outro. Se ficar muito seco, junte um pouco mais de bebida vegetal. Na hora de servir misture bem e acrescente a amêndoa picada, o cranberry e polvilhe o coco ralado. Cubra com a colher de manteiga de amêndoa (ou amendoim ou de castanhas) e finalize com um fio de mel.
Referência: http://www.santolegume.com.br/