O que é alimentação saudável?

O que é alimentação saudável?

Olá, tudo bem?

Bom, já que a proposta deste blog é falar sobre alimentação, dicas, receitas e tudo mais de legal, gostoso e interessante sobre o assunto, por que então não começar pelo bê-á-bá?! Sei que este post pode parecer básico, mas é o princípio de tudo para o desenvolvimento do blog! Muitas das informações daqui, muitos de nós já sabemos, mas não custa revisar, recordar e por que não até aprender? Vamos?

Alimentação saudável é aquela que promove todos os alimentos que necessitamos para nos desenvolvermos física e intelectualmente e mantermos o peso ideal. É importante para a saúde e consequentemente para a qualidade de vida, pois influencia diretamente no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção e tratamento de doenças, portanto, a alimentação saudável deve ser: adequada e equilibrada do ponto de vista nutricional; segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos à saúde; saborosa; colorida e ainda deve respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais. Para que tudo isto aconteça e tenhamos uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento, desenvolvimento físico e manutenção de peso e saúde é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.

Nutrientes são todas as substâncias químicas presentes nos alimentos e que são absorvidas pelo organismo para desempenharem funções variadas, sendo indispensáveis para o seu funcionamento. Estão divididos em dois grupos: os macronutrientes – carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e água – e os micronutrientes – vitaminas, minerais, fibras e água. E onde e como conseguimos todos estes nutrientes? 

A Roda dos Alimentos é (apenas) uma representação gráfica criada para ajudar no entendimento dos grupos alimentares e assim nos orientar a escolher e combinar os alimentos para uma alimentação equilibrada saudável. Ela é dividida em 8 grupos, de diferentes e específicas características nutricionais. Cada grupo representa uma dimensão (representando a proporção do peso que cada um deles deveria ser presente na nossa alimentação diária) e alimentos com propriedades nutricionais semelhantes, para que sejam regularmente substituídos uns pelos outros, de modo a assegurar o princípio da variedade alimentar.  A roda nos ajudará a ter uma dieta:

Completa – que significa comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;

Equilibrada – que significa comer mais dos grupos maiores e menos dos grupos menores;

Variada – que significa comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

Em que:

Roda-(AF)1

Cereais e derivados, tubérculos – 4 a 11 porções – 28%

Hortícolas – 3 a 5 porções – 23%

Frutas – 3 a 5 porções – 20%

Laticínios – 2 a 3 porções – 18%

Carnes, pescado e ovos – 1,5 a 4,5 porções – 5%

Leguminosas – 1 a 2 porções – 4%

Gorduras e óleos – 1 a 3 porções – 2%

A água não se encaixa em qualquer grupo específico, sendo detentora do seu grupo exclusivo. Isto porque ela está  também representada em todos os demais grupos já que faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia.

O número de porções diárias recomendado depende, claro, das necessidades energéticas individuais de cada pessoa, conforme o sexo, a idade, o peso, a altura, o grau de atividade física, a eventual presença de deficiências alimentares específicas, a condição geral de saúde, as peculiaridades econômicas e regionais… Enfim, todos têm necessidades energéticas individuais distintas. Cada organismo é único, por isso uma dieta saudável deve respeitar todos os preceitos já mencionados bem como as particularidades de cada indivíduo, e como sempre falo, deve ser acompanhada por um médico e/ou nutricionista!

Bem, é mais ou menos isso! Em outros posts falaremos mais especificamente de cada grupo de nutriente, ok?

Obrigada pela sua leitura! Bjs e até o próximo post!

“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”

2 thoughts on “O que é alimentação saudável?

  • 8 de março de 2016 at 14:47
    Permalink

    Gostei desse círculo indicando a quantidade adequada de cada tipo de alimentos.

    Atenciosamente,

    Reply
    • 8 de março de 2016 at 18:20
      Permalink

      Obrigada, Donato. Parabéns pelo seu trabalho tb! 🙂

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »