Molho Satay! Quem aí já ouviu falar dele? Também conhecido como molho de amendoim vietnamita, ou tailandês ou indonésio (sim, a origem é meio incerta!), trata-se de um molho cremoso, apimentado e levemente agridoce cuja base é o amendoim juntamente com o gengibre, o shoyu e a pimenta! Claro que existem diversas versões, mas estes ingredientes sempre devem estar presentes. Ele acompanha muito bem carne, frango ou porco (em espetinhos, em pedaços ou em filés/bifes), pratos veganos (tofu firme em pedaços, cogumelos, palmito em pedaços…) e até saladas! Enfim, super versátil, exótico e delicioso! Aqui seguem algumas receitas com algumas diferenças para você escolher sua preferida! Para todas as receitas, você pode usar o molho para acompanhar o prato preferido (se for espetinhos ou bifes) ou então, pode utilizar o molho para refogar algo em pedaços (carne, frango, vegetais, cogumelos, palmito, tofu)… Delicie-se e bom apetite!
Molho Satay 1
Ingredientes:
- ⅓ maço de coentro
- 1 pimenta chilli (cortada ao meio, sem sementes e sem a parte verde) ou 1 col. de sopa de pimenta calabresa
- 1 rodela de gengibre
- 1 dente de alho
- 3 col. de sopa de pasta de amendoim
- 2 col. de sopa de shoyu “do bem”
- 1 col. de sopa de azeite de oliva
- 1,5 limões (raspas e suco)
Bata no liquidificador ou em um processador os ingredientes secos: coentro (talo e folhas) + pimenta + gengibre + alho e as raspas de limão. Depois acrescente a pasta de amendoim + o shoyu + o azeite + o suco de limão. Bata tudo muito bem. Se o molho estiver muito grosso, acrescente um pouco de água e volte a misturar. Sirva o molho numa tigela para acompanhar o prato escolhido.
Molho Satay 2
Ingredientes:
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho
- 1 col. de sopa de gengibre ralado
- 3 col. de sopa de shoyu “do bem”
- 1/3 de xíc. de chá de pasta de amendoim
- 1 col. de chá de açúcar mascavo
- 3 col. de sopa de óleo de gergelim
- 1 col. de sopa de vinagre de arroz
- 1/2 xíc. de chá de água ou bebida de coco
- pimenta a gosto
- cheiro verde (se quiser)
Doure a cebola e o alho no óleo de gergelim. Adicione o açúcar mascavo, o molho shoyu, a pasta de amendoim e a água. Cozinhe por alguns segundos. Adicione o restante dos ingredientes. Cozinhe mais um pouco. Salpique o cheiro verde e sirva para acompanhar o prato escolhido.
Molho Satay 3
Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de farinha de amendoim
- ½ cebola picada
- 100ml de bebida de coco
- 1 col. de chá de curry em pó
- ½ col. de sopa de açúcar mascavo
- suco de 1 limão tahiti
- óleo de gergelim ou azeite a gosto
- sal a gosto
Numa vasilha, misture tudo e sirva!
Molho Satay 4
Ingredientes:
- 1 col. de sopa de óleo de gergelim
- 1 col. de sopa de cebolinha picada
- 1 dente de alho amassado
- 1 col. de sopa de gengibre picado
- 1/2 xíc. de água
- 1/4 xíc. de manteiga de amendoim
- 1 col. de sopa de shoyu “do bem”
- 1 col. de sopa de vinagre de arroz
- 1 1/2 col. de sopa de açúcar mascavo
- 1/2 col. de chá de pimenta calabresa
Frite a cebolinha, alho, pimenta calabresa e gengibre por 1 minuto. Junte todos os ingredientes. Cozinhe e mexa até formar uma mistura homogênea.
Referências: Gnt,Tudo Receitas, Marcelo Facini, Gourmet a Dois
Olá, todos parecem ser muito bons, gratidão pelas receitas. Qual você me indicaria para fazer pela primeira vez? Qual é o mais próximo do original indonésio?
Olá Karen, tudo bem? Muito obrigada pela participação, pelo carinho e por acompanhar nosso trabalho! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou. Bem, não posso te afirmar com tanta certeza sobre a versão mais próxima na Indonésia, pois infelizmente ainda não estive lá para provar a versão original! rsrsrs. Até porque, também, este é um molho tradicional em outros países asiáticos, e assim cada país foi criando sua versão! Mas, pelo que já pesquisei, acredito que a versão indonésia evita o uso de leite de coco, curry e açúcar, priorizando mais o uso de pimentas e limão. Por estes aspectos, talvez a versão 1 seja mais interessante, mas, sugiro preparar o molho sem o coentro. Prove assim. Se achar que está similar ao indonésio, então vc achou a receita mais próxima! Agora, se quiser incrementar, acrescente o coentro! Bem, acho que é isso. Espero ter podido lhe responder! E continue participando! Sempre será bem-vinda! Gde abraço.
Por quê não falam leite de coco?
Olá Elisa, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar nosso trabalho!
Respondendo à sua pergunta…
Apesar da popularização do termo “leite vegetal” (e aí temos os leites de coco, de amêndoas, de castanhas, de arroz, etc), o uso dele é incorreto, pois o conceito (biológico, e que embasa a legislação), a definição da palavra “leite”, refere-se apenas ao que é de origem animal. Ou seja, a denominação “leite” é exclusiva de um alimento extraído de animais.
O leite é definido como a secreção nutritiva (em forma de emulsão: água + gordura) de cor esbranquiçada e opaca, ligeiramente amarelada, de odor suave e gosto adocicado, produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos.
Daí a razão de utilizarmos a denominação “bebida vegetal de…” ou “bebida de …” quando mencionamos os “leites vegetais”. Existem algumas postagens que ainda seguem com a nomenclatura inadequada, pois estamos corrigindo aos poucos.
Bem, acho que é isso. Espero ter conseguido lhe responder!
Gde abraço.