Leche de Tigre ou Leite de Tigre

Leche de Tigre ou Leite de Tigre

Leche de Tigre ou Leite de Tigre 🐯 – Cá estou eu  novamente divagando sobre a  gastronomia peruana🇵🇪… 😹 Bom, este post só tem sentido se você der uma espiada no post de Ceviche, ok? Dá uma olhadinha lá também (você não vai se arrepender) e tudo aqui fará sentido!

Bem, antes que você pense… Não, o “leche de tigre” – “leite de tigre” – utilizado no Ceviche NÃO É o leite do animalzinho, não! Tigres (ah, os felinos… lindos!) nem sabem o que é Ceviche! 😹 Portanto, este “leite” aqui não é nem de tigre, nem de leão, gato, pantera, onça, leopardo, jaguatirica, ou de qualquer outro FELINO! 😹. O bichano aí é só pra brincar com você! 😹

O “leite de 🐯” é um caldo frio e cru usado como base para vários pratos peruanos, mais tradicionalmente o Ceviche. É feito com suco de limão, pimenta, cebola, alho-poró, coentro, alho, gengibre e caldo de peixe. O nome “leite” se deve à cor branca e seu aspecto leitoso e o “tigre” ao fato desse molho ser usado no Peru para curar “ressacas” e por ser um poderoso fortificante, dando “a força do animal” a quem o ingere! 

Na verdade, o “leite de tigre” nada mais é do que o caldo resultante do Ceviche e que muitas vezes é servido em pequenos copos acompanhando o próprio Ceviche. Ou seja, teoricamente, o “leite de tigre” depende completamente do Ceviche para surgir… Sem o peixe, o “leite de tigre” não terá a coloração leitosa que possui.

Bem, pode-se até preparar o “leite de tigre” antes para então usá-lo como tempero do Ceviche, se você estiver com mais pressa e não puder aguardar o tempo do peixe marinar para ficar no ponto correto. Se preparado separadamente antes do Ceviche, vai notar que o leite fica inicialmente com uma coloração roxa, derivada da cebola e, somente depois de entrar em contato com as proteínas do peixe, é que ele adquire a coloração leitosa característica. As reações químicas responsáveis por isso são as mesmas que marinam o peixe, é o que chamamos de “desnaturação da proteína”. Por isso, toda receita de “leite de tigre” leva algum peixe na sua composição.

A receita original peruana de “leite de tigre” é difícil de seguir por 2 razões: primeiro porque no próprio Peru as receitas variam muito e, segundo, porque alguns ingredientes não são encontrados aqui no Brasil, como por exemplo o Aji Amarillo, que é tipo de pimenta e que, no Brasil, acabamos adaptando para a pimenta dedo-de-moça.

Abaixo seguem duas receitas. Você pode utilizar no próprio Ceviche ou em outra preparação… Ou siga a sabedoria peruana e use para curar ressacas😄! Ah, tem uma terceira receita aqui.

Receita 1: Leite de Tigre

Ingredientes:

  • 500ml de caldo de peixe 
  • 1l de suco de limão
  • 250g de salsão picado
  • 50g de alho
  • 40g de gengibre picado
  • 120g de cebola picada (preferencialmente a roxa)
  • 10g de coentro picado
  • 30g de pimenta dedo-de-moça picada (ou 50g de Aji Amarillo em conserva – tem da Bombay Especiarias)
  • sal a gosto

Preparo: No liquidificador coloque o caldo de peixe, o suco de limão, o salsão picado, o alho, o gengibre picado, a cebola roxa picada e bata bem. Passe a mistura por uma peneira e volte à mistura para o liquidificador. Acrescente o coentro picado, a pimenta dedo-de-moça picada (ou o Aji Amarillo em conserva) e bata rapidamente para que não soltem a cor. Leve à geladeira.

Dicas: Caso não goste de pratos muito picantes, diminua a quantidade de pimenta. No caso de usar Aji Amarillo em conserva, lave-as para retirar o excesso de vinagre de álcool para não dar discrepância de sabores. Sempre usar os ingredientes frescos e manter gelados, o uso deve ser imediato para melhores resultados.

Referência: https://aiquerico.wordpress.com

Receita 2: Leite de tigre 

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de chá de suco de limão
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 1/2 xícara de chá de coentro (picado)
  • 1 cebola roxa pequena
  • 1/2 xícara de chá de salsão (picado)
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de pimenta-dedo-de-moça (picada)
  • 1 colher de café de gengibre (ralado)
  • 100g de peixe branco (qualquer peixe branco)

Preparo: Bater todos os ingredientes no processador de alimentos ou liquidificador. Deixe descansando ao menos 20 minutos na geladeira. Dica: Se você pretende usar o Leite de Tigre para temperar um Ceviche exclua o “100g de peixe branco” dos ingredientes já que ele terá contato com o peixe do Ceviche e com isso ganhará a sua cor e sabor característicos. Essa quantidade de Leite de tigre é suficiente para marinar até 500g de peixe, para cada 100g adicionais acrescente mais 1 limão.

Referência: http://www.casalcozinha.com.br

2 thoughts on “Leche de Tigre ou Leite de Tigre

  • 9 de fevereiro de 2020 at 19:16
    Permalink

    gostei muito do site. voce atualiza toda semana?
    site muito top 🙂

    Reply
    • 10 de fevereiro de 2020 at 15:44
      Permalink

      Olá João, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar nosso trabalho! Fico mto feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele!
      A atualização é conforme a necessidade que sinto de corrigir informações, melhorar as postagens, etc. Mas faço de forma bem constante, apesar da ferramenta (o sistema por trás do blog) não promover as atualizações de data a cada interferência que faço. rsrsrssr Uma pena! Fica até parecendo que o blog parou no tempo, mas não parou não! rsrsrs

      Abraços.

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »