Babaganuche

Babaganuche

Babaganuche, Baba Ganoush, Babaghanoush… Se escreve de várias formas! Mas isto não importa! O que interessa é que esta pasta árabe à base de berinjela + tahine é divina! Receita com poucos e fáceis ingredientes: berinjela, tahine, alho, limão, azeite e sal!

É saborosa e super versátil: serve como pastinha, ou p/ temperar um salada de legumes (principalmente), até carnes… Exemplo: pode passar em canapés, tortilhas, biscoitos de arroz, todos os tipos de torradinhas ou pãezinhos… Por cima de saladas com legumes cozidos como cenoura, batata, vagem, brócolis, couve-flor, chuchu… Se grelhar filé de frango ou assar algumas costelinhas de porco, pode passar por cima ao servir… Enfim, é possível consumir de muitas formas… Faça e se delicie!

Babaganuche

Ingredientes:

  • 2 berinjelas médias (cerca de 700 gramas)
  • 5 colheres (sopa) de tahine
  • 4 colheres (sopa) de suco de limão (limão espremido)
  • 2 colheres (chá) de sal rosa ou marinho
  • 2 dentes de alho descascados (sem o miolo, preferencialmente)
  • 1/3 de xícara de água filtrada
  • azeite e salsinha a gosto
  • pimenta (do reino ou árabe, ou até cominho) a gosto

Preparo:

Há 3 formas de preparar a berinjela:

– Na chama do fogão: espete um garfo em cada extremidade da berinjela e coloque-a sobre a grelha do fogão, logo em cima da boca, e ligue-o em chama baixa. Com o auxílio dos garfos, vire-a para tostar por igual. Quando a casca estiver queimada, ela estará cozida por dentro. Este processo leva cerca de 10 minutos. Este modo de preparo deixa um leve gosto defumado na berinjela… Espere esfriar e retire toda a casca da berinjela.

– No forno: pegue um garfo e faça vários furos na beringela. Asse em forno  a 200ºC por cerca de 40 minutos ou até ficar macia. Assim que retirar do forno, corte-a ao meio ainda quente e, com uma colher, raspe toda a polpa da casca. Outra forma é: corte a beringela ao meio, passe azeite e sal e coloque numa forma, com a casca virada para cima, no mesmo tempo e temperatura mencionados. Ao retirar do forno, ainda quente, com uma colher, raspe a polpa da casca.

– No vapor: Descasque as berinjelas, pique-a em pedaços grosseiros e deixe de molho com água e um pouco de vinagre branco ou suco de limão na geladeira por quatro horas ou a noite toda, para retirar o amargo. Cozinhe no vapor as berinjelas com sal e o alho descascado por em média dez minutos.

Em qualquer dos processos, você terá a polpa da berinjela cozida. Amasse-a com garfo e reserve. Depois, é só misturar todos os ingredientes num liquidificador ou na mão mesmo. Tá pronto! Sirva frio, salpique salsinha picada e um fio de azeite.

Foto: Produce Made Simple

5 thoughts on “Babaganuche

  • 30 de setembro de 2015 at 18:13
    Permalink

    Olá pessoas do bem!!! Adorei as receitas de vc, não me sinto tão sozinha e agora descobrir que há vida depois do glúten. Obrigada pela quantidade de receitas fáceis e deliciosas. Descobri vcs depois de uma amiga do grupo na face Zap Zap Sem Glúten colocar a receita de pastinha árabe.

    Reply
    • 1 de outubro de 2015 at 10:46
      Permalink

      Obrigada pelo carinho, Gisela! Fico feliz em poder ajudar! Aproveite bem o blog, tem mtas receitas legais sim, (sem glúten, sem lactose e sempre saudáveis – incluindo redução de açúcar, sal, não uso de produtos industrializados – substituição por receitas caseiras, receitas veganas…) e mtas dicas de produtos, informação sobre alimentos, textos explicativos, dicas de livros, lojas, profissionais. Tire um tempinho para navegar e descobrirá tudo que o blog tem para te oferecer! Mais uma vez, obrigada pela confiança! E se puder compartilhar, espalhar, indicar, eu agradeço! Obrigada! Grande abraço!

      Reply
  • 20 de agosto de 2019 at 11:37
    Permalink

    Olá… segui a receita utilizando a chama do fogão…. mas no final, depois de pronto ficou um gosto bem leve de amargo. fiz algo errado?

    Reply
    • 20 de agosto de 2019 at 13:52
      Permalink

      Olá Dayse, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar nosso trabalho! Quanto a sua dúvida, vc descascou ao final de tudo certo? De fato, pode ficar um gosto leve sim de amargo, pois esse é o método mais rápido e mais prático. Os demais métodos (vapor e forno) que demandam um preparo prévio de molho com água/vinagre/limão são, de fato, mais efetivos para a questão do amargor, porém, como disse, são mais demorados. Eu particularmente evito usar a chama do fogão, prefiro deixar a beringela de molho. Se, de fato, o leve amargor que restou do fogão te incomodou, teste os outros métodos, acredito que terá melhores resultados. Bem, espero ter podido ajudar de alguma forma. Fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas…! Será sempre bem-vinda! Abraços.

      Reply
    • 1 de junho de 2023 at 13:39
      Permalink

      O meu tb ficou! Pesquisando achei sua pergunta e me interessei pela resposta deles!
      Realmente fica com um gostinho defumado, porem, um leve amargo, mas amei mesmo assim rs

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »