Conhece o Tahine? Ou Taíne, tahin ou tahini? Trata-se de uma pastinha feita de sementes de gergelim (ou sésamo), muito usada na cozinha do Oriente Médio como complemento, tanto de pratos doces, como de salgados. Possui um sabor único, é extremamente versátil, e o melhor e mais importante de tudo, é uma “bomba do bem” de nutrientes e, consequentemente, traz inúmeros benefícios à saúde. E sabe por quê? Porque gergelim é uma sementinha “tinhosa” de boa! Vamos falar dela rapidinho antes de voltarmos ao tahine?
O gergelim:
- É rico em minerais como fósforo, lecitina, magnésio, potássio, cobre, manganês e ferro.
- É uma boa fonte de metionina, que ajuda na desintoxicação do fígado.
- É uma das melhores fontes de cálcio que existem.
- É rico em vitamina E, B1, B2, B3, B5 e B15, omega-3 e omega-6.
- É boa fonte de proteína e fibras (que controlam a glicemia, auxiliam no processo de emagrecimento pois aumentam a saciedade e contribuem para manutenção da saúde intestinal).
- Previne a anemia.
- Ajuda a manter a pele saudável e o tônus muscular.
- É fácil para o seu corpo digerir em razão de seu alto teor mineral alcalino, o que é ótimo para ajudar na perda de peso.
- Reduz o envelhecimento precoce, já que é rico em antioxidantes.
Tipos?
Temos três: o mais clarinho, que é cru; o mais escuro, que é torrado; e o preto. Os três são boas opções para consumo e têm pequenas diferenças nutricionais. O preto tem maior teor de fibra insolúvel e maior capacidade antioxidante, além de maior teor de cálcio e vitamina A. O mais claro (branco), maior teor de gorduras, carboidratos, fibra solúvel e valor calórico. Para consumir o branco o ideal é torrar até a semente ficar douradinha e guardar em um pote para utilizar 01 vez ao dia nas refeições. A quantidade deve ser moderada, pois 01 colher de sopa fornece 95 calorias. Pode ser consumido acrescentando as sementes em vitaminas, sopas, sucos, sanduíches ou em forma de tahine.
Como utilizar?
O gergelim apresenta facilidade e variedade nas formas de preparo, além de sabor e aroma agradáveis. Na indústria alimentícia, é empregado na elaboração de farinhas, produtos de panificação, doces e biscoitos. Já na culinária caseira, tanto a semente do gergelim, quanto a farinha e o óleo, podem ser usados em diversas preparações. Por exemplo: pastas, saladas, vitaminas, canapés, carnes, iogurtes, biscoitos, bolos, tortas… Além disso, a semente pode ser utilizada como tempero quando misturado com o sal (gersal). E sou suspeita: além de consumir tahine, uso muito o óleo de gergelim e adoro salpicar gergelim nas saladas e pratos salgados.
Bem, agora que te convenci a consumir gergelim, vamos voltar ao Tahine! E pergunto, dá pra fazer o tahine em casa? Dá sim e também, se você não puder/quiser fazer, seguem algumas marcas boas aqui. Se procurar por outras marcas, só atente para os rótulos para que eles não contenham nada além de gergelim (e sal).
Bom, o tahine caseiro é simples de fazer e tem um gosto ainda melhor do que o comprado. O tahine feito a partir de sementes de gergelim cru tem menos gordura do que o feito a partir de sementes torradas e, em comparação com a manteiga de amendoim, tem níveis mais elevados de fibra e cálcio e mais baixos de açúcar e de gorduras saturadas.
E como usar? O céu é o limite! Use em crepes, tapiocas, torradas, pães, em saladas, em canapés, sobre carnes grelhadas, como recheio de muffins, tortinhas… Então vamos à receita:
Receita: Você vai precisar de 01 xícara de sementes de gergelim sem pele* (que renderá cerca de 3/4 de xíc. de tahine). Tudo vai depender da quantidade de azeite que você usar e da consistência final que você desejar. Mas, em tese, vai precisar algo entre 3 colh. sopa de azeite a 1/3 xícara de azeite.
Aqueça uma panela de fundo grosso limpa e seca, pode ser também uma frigideira bem pesada. Leve ao fogo médio e adicione as sementes de gergelim. Mexa com frequência até que comecem a dourar. É importante mexer constantemente e ter cuidado pois as sementes de gergelim queimam facilmente.
Uma vez que são tostadas, deixe-as esfriar alguns minutos, em seguida, leve-as a um processador de alimentos/mixer. Comece a adicionar 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Processe a mistura raspando sempre as laterais. Adicione mais azeite até atingir a consistência desejada. Acrescente sal marinho ou rosa se quiser. Guarde a pasta de tahine na geladeira em um recipiente hermético e ela vai durar por vários meses.
Dá para não colocar água nem azeite, mas terá que ter um pouquinho de paciência, pois demora uns 20 minutinhos para formar a pasta, batendo sem parar e mexendo com uma espátula. E bata aos poucos, pois ele força muito o motor do liquidificador. Quando a pasta grudar nas lâminas, desligue, mexa com o cabo de uma colher de pau ou plástico e bata mais um pouco. Faça isso até virar um creme, que deve ser retirado e reservado. Coloque mais um pouco de gergelim e repita o processo até acabarem os grãos.
*O tahine feito com gergelim com pele fica um pouco amargo, mas é mais ser mais rico em nutrientes que o feito sem pele.
Quer receitinhas com o Tahine? Olha aqui!
Referências: Cura pela Natureza, Cantinho Vegetariano, Eu Como Sim, Aqui na Cozinha, Universo Alimentos, SeriouSeat (foto)
Muito útil e proveitoso !!! Adorei!!!🙏🏽💜🌹
Olá Angela! Muito obrigada pelo elogio! Espero que o blog possa ainda te ajudar muito! Fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas! Será sempre bem-vinda! Abraços, Fernanda
Olá 🙂
Amei as dicas
Estou me tratando para esteatose hepática (gordura no fígado), vc sabe me dizer se eu posso consumir Tahine? O médico ficou com sara de paisagem e não soube me responder 🙁
Olá Fabiana, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar nosso trabalho! Fico feliz em saber que a matéria lhe agradou! Espero que possa usufruir mto do blog! Sobre sua dúvida, infelizmente não posso lhe ajudar, pois se trata de uma dúvida técnica e, como relato na minha apresentação (na página da “Sobre”), não sou da área da saúde, nem médica, nem nutricionista. Apenas uso o blog para compartilhar dicas sobre alimentação saudável baseadas nas minhas próprias experiências e pesquisas (porque eu adotei este estilo de vida). A base do tahine é o gergelim, que é um alimento rico em “gorduras boas” (ômega 3 e ômega 6). Acredito que, se consumido com moderação e aliado a outros alimentos ricos em fibras e a uma alimentação balanceada de forma geral, não causará problemas. Mesmo que você pesquise bastante sobre o assunto, a confirmação só pode ser dada pelo profissional da saúde, por isso, te aconselho a consultar outro médico (já que o seu não lhe respondeu) ou um nutricionista. Apenas o médico ou nutricionista podem lhe responder com precisão. Bom, fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas! Será sempre bem-vinda! Muito obrigada! Abraços, Fernanda.