Tabule – Você conhece? Pois é, é um prato árabe de salada, super refrescante! Tomate, cebola, salsa, hortelã, suco de limão, pimenta, outras ervas e temperos! Tudo isso misturado ao triguilho (aquele trigo especial para quibes)… Mas tudo bem, a gente arranja outras versões sem glúten! Aqui vai uma opção com painço! Sim, painço! Não torça o nariz não! Painço parece ser só comida de passarinho, mas para nós ele é um cereal muuuuuito nutritivo e bem versátil até!
Bem, ele é cultivado e consumido há milênios por povos do Sudeste Asiático e África, mas no Brasil é habitualmente utilizado apenas como alimento para pássaros e conhecido apenas por adeptos à dieta macrobiótica. Mas isto está mudando! E sabe por que? Porque ele é cheio de coisa boa! Quer ver?
O painço é: uma super fonte de proteínas, tem alto teor de fibras solúveis e insolúveis, baixa quantidade de gorduras e boa quantidade de alguns minerais e aminoácidos, essenciais para o bom funcionamento do organismo, entre eles, triptofano (uma das bases para produção no organismo de serotonina – hormônio responsável pela sensação de bem-estar), manganês, magnésio e fósforo, essenciais para a manutenção e saúde de ossos e tecidos.
O painço pode ser facilmente encontrado hoje em lojas de produtos naturais, feiras de produtos orgânicos e mercados municipais e até em grandes redes de supermercados (as maiores marcas de produtos naturais já estão nos grandes mercados). Ah, mas não consuma a versão para consumo animal, ok? A produção para consumo humano tem manuseio e preparo diferentes, além do grão ser vendido descascado! 😉
Então, juntando o útil (e saudável) ao agradável (e delicioso), vamos a uma receitinha de Tabule de Painço?!
Tabule de Painço
Ingredientes:
- 1/2 xícara de chá de painço
- 1/2 xícara de chá de água
- 1 tomate cortado em cubinhos
- 1/2 pepino cortado em cubinhos
- 1 colher de sopa de cebola ralada (ou bem picadinha)
- suco de 1/2 limão siciliano
- 1 colher de sopa de romã
- cheiro verde e hortelã a gosto
- 3 colheres de sopa de azeite
- sal rosa ou marinho a gosto
Preparo: Cozinhar o painço na água quente, como se fosse arroz, por 30min. (ou como as instruções do fabricante). Deixe esfriar e em seguida, misture com os demais ingredientes e leve à geladeira.
Referência: Andrea Santa Rosa Garcia – Nutrição Funcional
Obrigada pela sua leitura! Bjs e até o próximo post!
“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”