Olá Pessoal, tudo bem?
Sal Temperado ou Sal de Ervas! O que é isso? Bem, vamos finalizar o assunto “sal”? Ao final do post Falando de Sal, fiquei devendo algumas outras possibilidades de redução de sal, que vão além da simples escolha pelo melhor produto, ou da redução do consumo de industrializados, ou da preferência por refeições caseiras ou restaurantes de culinária natural… Pois então, vocês conhecem o “gersal”? Ou o “sal de aipo”? Ou “sal de ervas”? Então vamos conhecer!
Gersal – é um tipo de tempero. Trata-se da mistura de sal marinho com sementes de gergelim tostadas e amassadas. É muito utilizado na cozinha macrobiótica e vegetariana para temperar salada, arroz, sopas, etc…
O gergelim é uma excelente fonte de cálcio, gorduras insaturadas (importante na redução do colesterol ruim) fibras, vitaminas E, B1, B2, minerais magnésio, cromo, cobre e outros.
Ou seja, o uso do gersal traz não só os benefícios da redução do consumo de sal, mas também traz as vantagens do consumo de outro alimento riquíssimo em nutrientes!
Você pode comprar o gersal pronto ou fazer em casa! Segue receita (é muito simples!).
Ingredientes:
- 200g de gergelim branco ou preto + 2 col. (sopa) de sal marinho
- Ou 10g de gergelim branco ou preto para 1 col. (chá) de sal
- Ou 6 col. (sopa) de gergelim branco ou preto + 2 col. (chá) de sal marinho
- Ou 10, 15 ou 20 partes de gergelim para 01 parte de sal marinho, dependendo do quão salgada você quer a mistura!
Preparo:
- Esquente uma frigideira no fogo baixo. Coloque o gergelim na frigideira seca (não use óleo).
- Deixe o gergelim fritar/tostar um pouco até dourar e desprender um aroma semelhante ao do amendoim. Mexa, sem parar, enquanto frita. Não deixe torrar ou queimar porque o gersal ficará amargo. O tempo é de mais ou menos 3 minutos na frigideira.
- Leve este gergelim frito (mesmo quente) para o liquidificador (que deverá estar totalmente seco). Acrescente o sal.
- Vá usando o modo “pulsar” do liquidificador (ou num mixer) por algumas vezes até chegar na consistência que deseja (grânulos mais finos ou mais grossos). Não bata direto. Pode ser que precise “sacudir” um pouco o liquidifcador/mixer.
- Quando estiver pronto coloque em potes de vidro e deixe-os abertos até que o gergelim esfrie. Esfriou, feche e está pronto. Use como substituto do sal em todos os alimentos. Dicas: se a comida onde o gersal for usado for de cor clara, o ideal é fazer com gergelim branco. Se quiser dar uma aparência bonita aos pratos de saladas, use o gersal de gergelim preto.
Sal de Aipo (ou salsão) – é o sal misturado com grãos de aipo, secos e moídos. O aipo basicamente aromatiza o sal. É claro que você deve preferir a mistura feita com um sal rico em nutrientes (marinho, do Himalaia…). O sal de aipo é utilizado para dar sabor a grelhados de peixe ou de carnes, caldos de consomês, pratos com ovos, aves, saladas de batatas, atum, cozidos/guisados com carnes e vegetais… Pode também ser usado para temperar suco de tomate e outros coquetéis de legumes (como por exemplo o Bloddy Mary – feito de vodca, suco de tomate, suco de limão, sal, molho inglês, molho tabasco e pimenta do reino) e sucos de tomate.
E dá pra comprar? Dá! Mas, dá pra fazer em casa também! Lá vai a receitinha!
Você vai comprar um talo de aipo/salsão, bem fresco, com folhas bem verdes e bonitas! E então retire as folhas (use os talos para uma salada, um sopa creme de aipo…) e lave-as bem. Seque o máximo que puder com um pano limpo/tolha de papel e coloque numa forma rasa, numa camada única (evite sobrepor as folhas). Leve ao forno em temperatura bem baixa e deixe a porta do forno entre-aberta (bem pouco). Asse por 10-15min (dependendo do seu forno e da quantidade de folhas). Elas devem ficar secas, NÃO QUEIMADAS! Vá acompanhando o processo (é rápido e delicado, fique de olho). Quando totalmente desidratadas, retire do forno, espere esfriar completamente. Esfarele as folhas com as mãos (ou se quiser usar um mixer/liquidificador…) e misture com a quantidade de sal que desejar. Guarde num recipiente de vidro fechado.
Sal Temperado ou Sal de Ervas – é uma mistura de sal com ervas e especiarias. Desta forma, consome-se menos sódio e mais ervas. É muito saudável e saboroso! As ervas, mesmo em versão desidratada, mantêm suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas*. A ideia aqui é sempre manter a mesma proporção de ervas e então você escolhe as que mais gostar! Seguem as receitinhas, mas claro, você pode inventar a sua! Dê asas à sua imaginação! O preparo não tem segredo, é sempre igual: coloque todos os ingredientes no liquidificador/mixer e triture até que todos fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro com tampa… Utilize o sal de ervas o como substituto do sal comum em todas as receitas – na mesma quantidade que você utilizaria de sal comum!
Receita 1
- 20 gramas de alecrim desidratado
- 20 gramas de manjericão desidratado
- 20 gramas de orégano
- 20 gramas de sal marinho
Use uma balança para calcular com precisão os 20 gramas de cada ingrediente. Mas, se não tiver, use como medida uma colher de sopa cheia.
Receita 2
- 1 xíc. de sal marinho
- 1 colher (sopa) de alecrim desidratado
- 2 colheres (sopa) de tomilho desidratado
- 2 colheres (sopa) de manjericão desidratado
- 2 colheres (sopa) de orégano
- 1 colher (chá) de noz-moscada em pó
Receita 3
- 25g de sal marinho
- 25g de alecrim desidratado (2 col. sopa)
- 25g de orégano desidratado (2 col. sopa)
- 25g de salsinha desidratado (2 col. sopa)
- 25g de manjericão desidratado (2 col. sopa)
- 25g de gergelim branco
Receita 4
- 100g gergelim
- 50g orégano desidratado
- 50g salsinha desidratada
- 5g páprica picante
- 100g sal grosso
*O alecrim é estimulante, favorece a atividade mental (memória), o coração, os nervos, combate o estresse e a ansiedade.
O manjericão é rico em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. Devido à presença do magnésio, ele melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. Possui flavonóides que protegem as estruturas celulares contra os efeitos dos radicais livres. Ele também é anti-inflamatório, estimulante digestivo, calmante, previne problemas digestivos e infecções no intestino.
O orégano tem alta atividade antioxidante porque contém ácido fenólico e flavonoides, além de propriedades antimicrobianas, o que faz com que seja bom para ajudar a preservar alimentos. Ele é estimulante das funções gástricas e biliares, é sedativo, parasiticida, expectorante, diurético, alivia dores reumáticas, estimula o sistema nervoso e o apetite.
E então, prontos para fazer o seu sal especial e trazer mais saúde à sua mesa?
Referências: Essential Nutrition, Cura pela Natureza, Andrea Santa Rosa Garcia, Drauzio Varella, Zona Cerealista, Papacapim Veg, Saude Ig, Minha Vida, Nutrikal, Lidiane Barbosa
Post atualizado em nov.2020.