Ah, o molho pesto… Iguaria italiana, tradicionalmente feita de manjericão, pinhões, alho, sal, queijo, pimenta-do-reino e azeite, acompanha bem qualquer massa! Além de ser muito fácil e rápido de fazer, o molho pesto permite várias adaptações e aqui nós apresentamos quatro (sem queijo): com couve, com rúcula, com manjericão+salsinha e com tomate seco! Todas bem diferentes, mas igualmente deliciosas! Escolha sua massa preferida (que tal algum destes Nhoques?), eleja sua receita e nos conte! Bom apetite!
Molho Pesto de Couve
Ingredientes:
- 3 folhas grandes de couve
- 1 xíc. de azeite
- 1 xíc. castanha de caju, amendoim ou até mesmo amêndoas (não misture, use apenas um tipo)
- suco de 1/2 limão
- 1 col. chá de sal rosa ou marinho
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme homogêneo. Se preferir, pode aquecê-lo antes de colocar sobre a massa cozida. Dura apenas um dia na geladeira sem alterar o sabor. Para uma receita de aproximadamente 500g de massa.
Molho Pesto de Rúcula
Ingredientes:
- 1 maço de rúcula
- 1/3 de xíc. de azeite extra virgem
- 50g de castanha do pará
- 1 dente de alho
- 2 col. sopa de água
- sal e pimenta a gosto
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar liso, aqueça numa frigideira e jogue por cima de sua massa preferida.
Molho Pesto: receita da Bela Gil
Ingredientes:
- 1/2 maço de manjericão
- 1/2 maço de salsinha
- 1 dente de alho
- 1/3 xíc. chá de nozes
- 1/3 xíc. chá de azeite de oliva
- 1 col. chá de sal marinho
- pimenta do reino a gosto
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar liso, aqueça numa frigideira e jogue por cima de sua massa preferida. Acompanha uma massa para 2 a 3 pessoas.
Molho Pesto de Tomate Seco
- 50g de castanha de caju cruas e sem sal
- 50g de sementes de girassol sem casca
- 1/2 maço de folhas de manjericão
- 15 col. sopa de azeite de oliva
- 200g de tomate seco
- sal marinho ou rosa a gosto
Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta grossa. Agora basta usar para incrementar o que preferir!
Molho Pesto de Espinafre
- 1 maço de espinafre* (somente as folhas)
- 1 xíc. chá de folhas de manjericão
- 2 dentes de alho descascados
- 50g de queijo parmesão ralado
- 1/2 xíc. chá de azeite
- 100g de avelãs
- sal a gosto
Preparo: Lave as folhas de espinafre (* se encontrar espinafre baby, o molho ficará melhor ainda pois as folhas são mais macias e menos fibrosas) e de manjericão, seque com papel absorvente. Leve-as a um processador ou liquidificador, junte o queijo parmesão ralado, um punhado de avelãs, os dentes de alho, todo o azeite e bata até obter uma pasta bem grossa. Tome cuidado para não bater demais pois caso contrário o molho ficará muito ralo. Acerte o sal. Esmague as avelãs restantes grosseiramente com a lâmina de uma faca. Aqueça uma frigideira e coloque as avelãs para tostar, apenas até ganharem uma cor caramelo claro (se passar do ponto vai amargar). Sirva sobre a massa, com lascas de queijo parmesão (ou outro de sua preferência), as avelãs tostadas e mais algumas folhas de manjericão.
Referências: http://www.tudogostoso.com.br/, http://gnt.globo.com/receitas; Figos & Funghis, http://chefgabirabelo.blogspot.com.br, Chef Carol Stoffella
Minhas fotinhos (não tão bonitas, mas ficou mto bom!). Fiz esta versão da Bela Gil com o nhoque de inhame. Acompanhei com um filé de frango e ralei queijo sem lactose por cima.