Manteiga e Margarina Caseiras – dá para fazer em casa? Dá sim, mas, antes de passarmos as receitas, eu te pergunto: você sabe qual a diferença entre margarina, manteiga e creme vegetal? Então, vamos primeiro falar disso para você entender por que pode ser bem interessante você produzir suas próprias manteigas/margarinas.
Margarina – é feita principalmente à base de gordura vegetal, mas com um pouco de gordura do leite. Segunda a ANVISA o teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%. Qualquer produto identificado como “margarina” em seu rótulo ou no rótulo de produtos que a contém, contém leite ou algum de seus derivados, obrigatoriamente.
As margarinas eram produzidas artificialmente por meio da hidrogenação de óleos vegetais e por isso eram as maiores fontes de gorduras trans (verifique no rótulo), que contribuem no aumento do colesterol LDL (colesterol ruim), influenciando no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas. Entretanto, atualmente, a grande maioria das margarinas não passa mais pela fase de hidrogenação, deixando, portanto, de ter tanta gordura trans e ainda foram adicionados fitosteróis e fitostanóis, alimentos funcionais por apresentar a característica de reduzir os níveis de colesterol total e LDL. Dica: margarina feita à base de óleo de dendê não necessita de hidrogenação, sendo livre de gorduras trans.
Resumo: com um pouco de gordura láctea ou animal (até 3%), possui alto teor de calorias gordura insaturada e baixo teor de gordura saturada, zero de colesterol. Sugestão de consumo diário: Para quem não possui restrições* ao leite pode consumir uma colher de sopa rasa por dia.
Manteiga – é a nata do leite batida. É feita, portanto, de gordura de origem animal, leite, água e sal. Segundo a ANVISA é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose e de butirina, um tipo de gordura. É pobre em gordura trans e rica em gordura saturada (ácidos graxos saturados – lipídios), colesterol e calorias e por isso deve ser consumida com bastante moderação, para afastar o risco de doenças cardiovasculares. Ela também é rica em vitamina A.
Resumo: altos teores de gordura saturada, calorias e possui colesterol. Sugestão de consumo diário: Para quem não possui restrições* devido ao colesterol ou leite pode consumir uma colher de sopa rasa por dia.
Creme Vegetal – Feito apenas com gorduras vegetais, água e outros ingredientes (e aí pode incluir leite), tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas. É rico em ômega 3 e 6, vitaminas A e E. Entre as 3, essa é a melhor opção se você quer emagrecer ou simplesmente reduzir a ingestão de gorduras.
Resumo: livre de gordura animal tem baixo teor de calorias, gordura saturada, zero colesterol. Sugestão de consumo diário: Pode-se consumir uma colher de sopa rasa por dia. Como pode conter leite ou derivados (na parte de “outros ingredientes”) é preciso checar o rótulo se você tem qualquer restrição* ao leite.
*Aqui incluímos aos alérgicos às proteínas do leite, intolerantes a lactose e veganos.
Bem, agora que falamos um pouco mais sobre o assunto, vamos às receitinhas caseiras caso você tenha qualquer restrição* ao leite ou simplesmente queira um produto mais natural, sem químicas. Ah, não se esqueça de que já falamos do Ghee por aqui também.
Manteiga e Margarina Caseiras
Margarina
- 3/4 de xícara de óleo de coco
- 1/4 de xícara de azeite
- 1/8 colher de chá de ácido cítrico como conservante
Preparo: derreta o óleo de coco, colocando-o no micro-ondas durante 1 minuto, em intervalos de 15-20 segundos, para que não alcance uma temperatura alta, deve ser próximo da temperatura ambiente. Bata muito bem por alguns minutos com o azeite. Adicione o ácido cítrico como conservante.
Referência: http://www.dimensionvegana.com/
Margarina de Soja Caseira 1
- 1/2 xícara de extrato de soja em pó (sem açúcar)
- 1/2 xícara de água filtrada ou mineral
- 1/2 xícara de azeite
- sal marinho ou do himalaia a gosto
Preparo: Junte tudo e bata no liquidificador. Guarde em um pote tampado na geladeira.
Referência: http://universoalimentos.blogspot.pt
Margarina de Soja Caseira 2
- 2 colheres de sopa de farinha de soja
- 1 colher de sopa de água fria
- 250 ml de azeite
- sal marinho ou do himalaia a gosto
Preparo: Misture a farinha aos poucos com a água fria. Ferva em fogo brando, até adquirir consistência cremosa. Após ter esfriado, trabalhar bem com uma batedeira, em uma vasilha larga. A pouco e pouco junte o azeite. Pode ir despejando mais depressa o azeite, conforme a sua intuição. Prefira o azeite extra-virgem de oliva, prensado a frio. Evite expor à luz.
Referência: http://universoalimentos.blogspot.pt
Manteiga Vegana 1
- 1 xícara de farinha de milho pré-cozida
- 2 e 1/2 xícaras de água mineral ou filtrada
- 1/2 xícara de azeite
- 1 colher de chá de sal marinho
- 1 colher de sopa de suco de limão
Preparo: Misture a farinha de milho e o sal com a água e leve para cozinhar em fogo médio, mexendo por cerca de 5 minutos. Bata no liquidificador, com o óleo e o limão até ficar bem homogêneo. Utilize para passar no pão, torradas, biscoitos, etc. Conserve em geladeira; consuma em temperatura ambiente. Após esfriar o creme fica firme, porém cremoso. É possível variar para uma textura mais mole, adicionando um pouco mais de água no cozimento e de óleo ao bater.
Referência: http://www.veggietal.com.br
Manteiga Vegana 2
- 1/2 xícara de leite de soja ou de amêndoas sem açúcar ou conservantes
- 2 colheres de chá de vinagre de maçã
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de lecitina de soja (que vai funcionar como emulsionante)
- 1 xícara de óleo de coco refinado em temperatura ambiente
- 1 colher de chá de goma xantana (que será o estabilizador)
- 1 pitada de cúrcuma (ou açafrão da terra) – é opcional, mas garante a coloração amarelada da manteiga
- 1/8 de colher de chá (uma pitada) de ácido cítrico (se quiser utilizar um conservante)
Preparo: misture e bata bem para coagular o leite com o vinagre e o sal. Depois de coagulado, bater no liquidificador, primeiro em velocidade baixa e depois aumentando aos poucos, com a lecitina de soja, o óleo de coco e a goma xantana. Acrescente a cúrcuma e o ácido cítrico. A receita rende 300g.
Importante: a receita não funciona com outros leites vegetais que não de soja ou amêndoa. O vinagre precisa ser de maçã, ok?
- 1/2 xic. óleo de coco (preferencialmente o sem sabor, que fica mais gostoso)
- 1/3 xic. azeite de oliva
- 1 col. de sopa de levedura nutricional (é opcional mas é o que dá sabor)
- 1 col.de café de cúrcuma + pitadinha de pimenta
- pitada de sal
- outros opcionais: pitada de ervas secas de sua preferência
Preparo: Basta bater com o mixer todos os ingredientes, por em um pote e levar para a geladeira! Pode usar para passar no pão, torrada e até cozinhar!
Dica: essa receita pode ser feita também só com azeite de oliva. Neste caso, leve primeiro ao freezer por 1h, depois desça para a geladeira e mantenha. Sempre que achar que o azeite “derreteu” demais, leve um pouco para o freezer e depois devolva p/ a geladeira!
Referências:
Adorei as receitas, ótimo o site, valeu.
Olá Terezinha, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar nosso trabalho! Fico mto feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele! Fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas…! Será sempre bem-vinda! Abraços.
Qual a durabilidade dessas receitas?
Olá Edna, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar meu trabalho! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou! Sobre sua dúvida, bem, há várias receitas aqui, então vou lhe dar uma indicação mais geral, pensando em tempo sob refrigeração… Para as receitas que utilizam água ou leites vegetais, pode considerar a durabilidade de até uma semana. As que usam exclusivamente óleos podem durar até um mês. Espero ter ajudado. Fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas…! Será sempre bem-vinda! Abraços.
Gostei da receita vegana.
Olá Helena, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar nosso trabalho! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele! Fique à vontade para contribuir, sugerir, tirar dúvidas…! Será sempre bem-vinda! Abraços.