Farofa de Jiló

Farofa de Jiló

Farofa de Jiló – Já sei, você já está torcendo o nariz, não? Acha jiló amargo? Ou nunca provou justamente porque sempre ouviu falar que ele é amargo? Então, abra sua mente e seu coração e conheça um pouco mais este fruto (não é um legume!), tão cheio de nutrientes importantes para nossa saúde! Todo alimento é um presente de Deus, então, ao menos, se permita conhecê-lo!

Vale muito a pena incluir o amargo jiló nas suas refeições! Ele é muito rico em vitaminas A, do complexo B e C, além de minerais como cálcio, ferro e magnésio e tem o valor calórico super baixo: 40 calorias em 100 gramas!

No aspecto medicinal, ele é muito eficiente no combate ao colesterol e à halitose (mau hálito). Graças a seus flavonoides (substâncias antioxidantes), o jiló protege as artérias, impedindo a absorção do colesterol ruim. Por isso, também é um alimento muito benéfico à saúde do coração. Já o sabor amargo do jiló também atua na saúde bucal, pois estimula a salivação e tem uma ação bactericida na boca.  Ele faz, assim, uma boa limpeza bucal, resultando num hálito saudável.

Mas para se beneficiar de tudo isso, é necessário que ele conste no seu cardápio pelo menos uma vez por semana. E para torná-lo menos amargo, aqui vai a dica: corte o jiló em quatro partes e deixe de molho na água com sal por 15min.

Como consumir: o mais comum é cozido, refogados no azeite ou no ghee, refogados com carne moída, recheados no forno, mas também numa bela farofa, como esta aqui:

Farofa de Jiló

Ingredientes:

  • 5 jilós bem lavados
  • 2 col. de sopa de sal marinho ou rosa
  • ½ xíc. de alho-poró
  • 1 col. de manteiga ghee
  • 1 copo americano de farinha de mandioca amarela ou de milho (flocos grandes), conforme sua preferência ou pode até substituir parte de qualquer destas duas farinhas por amaranto ou quinua em flocos (para ficar mais funcional)
  • 1 col. e sobremesa de molho de pimenta  (se não gostar de comida picante, use menos) ou pimenta do reino moída na hora
  • ½ xíc. de água filtrada
  • salsinha picada a gosto
  • pode acrescentar cenoura ralada, 1 ovo mexido, tomate picado, cebola picada…

Preparo: Tire o amargor do jiló como ensinado acima. Fatie os cinco jilós bem fininho. Numa panela, em fogo médio, derreta a manteiga e acrescente o alho-poró. Frite até ficar um pouco dourado e macio. Acrescente os jilós (e os demais ingredientes, se usar: cenoura ralada, 1 ovo mexido, tomate picado, cebola picada…), misture e deixe refogar por uns 2 minutos. Coloque a farinha, misture bem e acrescente a água. Um pouco antes de desligar, jogue a salsinha por cima. Delicie-se.

Referência: Cura pela Natureza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »