Olá, tudo bem?
Acho que cabe aqui uma breve introdução sobre as muitas receitas que aparecerão neste blog. No decorrer dos últimos anos fui formando um arquivo particular com receitas que me interessavam. Ao longo do tempo, esta “coleção” foi aumentando e evoluindo de acordo com minhas “descobertas alimentares”, ou seja, isto significa dizer que vocês vão encontrar algumas receitas que parecerão não totalmente saudáveis, naturais ou funcionais, mas que são muito gostosas e valem serem provadas! E de qualquer forma, nestes casos, já seguirão com as sugestões de adaptações! Todas as receitas estão a disposição de quem queira aprender uma nova forma de se alimentar!
Seguem então algumas orientações para melhor entendimento, pesquisa e visualização das receitas deste blog:
– 100% das receitas são SEM GLÚTEN e SEM LACTOSE. Parte delas, originalmente, já não apresentam esses nutrientes. Outras, seguirão com as alterações (ou sugestões) necessárias para se encaixarem nesta linha de alimentação.
– já que muitas receitas serão postadas com adaptações (seja porque eu já as testei e inclui minhas alterações, seja porque a receita original precisava de algumas modificações – ingredientes, forma de cozimento, quantidade… para se encaixar no conceito do blog!), tentarei ao máximo indicar as fontes originais. Entretanto, algumas receitas, já as armazenei há tanto tempo (e já naveguei tanto nessa internet) que, infelizmente, perdi as fontes! Por isso, peço desculpas, antecipadamente por não poder indicar as fontes. E se alguém reconhecer uma receita aqui como de sua autoria, ou então encontrar em outro site, por favor, me avise e informe a fonte para que eu possa dar os créditos!
– receitas com Biomassa de Banana Verde seguirão com a sigla “BBV” (A famosa Biomassa de Banana Verde…).
– alérgicos às proteínas do leite: não se esqueçam de que o leite e demais produtos “zero lactose” que poderão ser sugeridos em algumas receitas, somente são isentos de lactose, as proteínas continuam presentes, portanto, essas receitas não lhes são indicadas. Nestes casos, façam as substituições que julgarem mais adequadas, conforme suas restrições e/ou preferências (leites vegetais, queijos vegetais, produtos de soja…).
– diabéticos: alguns alimentos/produtos sem glúten utilizados nas receitas podem apresentar índice glicêmico mais elevado, portanto, fiquem atentos às substituições adequadas neste aspecto. Consulte seu médico e/ou nutricionista antes de elaborar suas receitas.
– veganos e vegetarianos: apesar de termos uma seção específica para receitas veganas, lhe convido a visitarem também as outras seções! Sim, porque nelas você encontrará receitas bem interessantes que poderão ser adaptadas a seu critério, de acordo com suas preferências… Eventualmente, algumas receitas com ovos, ou produtos lácteos sem lactose, ou mel, por exemplo, podem ter estes ingredientes substituídos por gel de linhaça, produtos de soja, açúcar e por aí em diante… Inclusive, você encontrará no blog dicas de produtos de soja, de alimentos substitutos de ovos, de queijos veganos, de maionese vegana…
– não-veganos/não-vegetarianos: aos leitores que não são veganos/vegetarianos, sugiro também acessar a seção de receitas veganas! Teremos muitas receitas gostosas ali… E de tudo: saladas, sopas, pratos salgados, sobremesas…. Vale muito a pena checar, afinal, não precisamos (e muitas vezes nem queremos!) necessariamente de uma alimentação de origem 100% animal em toda e qualquer refeição! Importante também consultar a seção de receitas veganas porque lá é certo que não haverá leite, e aí os alérgicos às proteínas do leite podem aproveitar!!!
– dificilmente vocês encontrarão receitas de frituras!
– carnes embutidas (presunto, linguiça, salsicha…) também serão bem raras! Já o uso de enlatados, teremos algumas poucas exceções: produtos sem/ou quase sem condimentos/conservantes químicos ou com pouco sódio/ou sódio 0%, poderão ser indicados em receitas ou mesmo em posts de dicas específicas.
– você não encontrará receitas com temperos prontos (destes “caldos em cubinhos” que existem de várias marcas por aí…). Com raras exceções, poderão encontrar receitas que levem um pouco de catchup, mostarda, maionese, tahine, pimentine (molho de pimenta árabe com tahine) ou algum outro tempero/molho deste gênero. Porém, nestes casos, serão indicados produtos que tenham baixo teor de sódio, e/ou que não contenham substâncias como glutamato monossódico (ou MSG da sigla em inglês para monosodium glutamate), ciclamato de sódio ou aspartame. E de qualquer forma, para estes temperos/molhos prontos, apresentaremos receitas caseiras deles também! Ou seja, se você não puder fazer seu próprio produto caseiro, vou te indicar marcas mais saudáveis no mercado.
– sugiro tentar, ao máximo, utilizar alimentos orgânicos e alimentos integrais.
– sugiro também checarem os Posts Explicativos e as diversas dicas no Guia de Dicas. Eles trazem muitas informações mais abrangentes que podem ajudar nas receitas!
– e use a criatividade! Testem substituições, sugiram modificações, adeque as receitas conforme sua necessidades e/ou seu paladar! Cozinha é experimentação! Por vezes acertamos, outras, erramos… O que importa é que sempre façamos com amor, mesmo que o resultado não saia lá aquela perfeição!
E sempre, sempre busque orientação com seu médico ou nutricionista para realizar suas preparações culinárias e testar alimentos e produtos.
Seja muito bem-vindo(a) para testar e comentar as receitas! Mãos à massa!
Obrigada pela sua leitura! Bjs e bom apetite!
“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”