Bacalhau Tradicional – prato típico de Páscoa, mas que também pode ser consumido em outras ocasiões especiais, até nas festas de fim de ano. Bem, esta receita é tradicional, pelo menos na minha família!… Não sei de “onde saiu”, mas já se vão uns 40 anos fazendo! 😂 E é sucesso garantido! Claro que não é lá um prato super light, mas vale saborear de vez em quando, até porque, também é bem trabalhoso. Mas garanto, vale cada garfada!
Acompanha muito bem, e simplesmente, arroz integral ou de grãos e uma boa salada verde mais simples possível (pode ser alface, rúcula, agrião, ou a mistura de todas elas… algumas uvas-passas ou pedaços de fruta – uva, maçã, manga, ameixa, carambola, melão… – caem muito bem… Não precisa tomate nem cebola, já teremos muuuito deles no bacalhau! 😂).
Ah, não se esqueça, é um prato que demanda tempo, afinal, precisa dessalgar o bacalhau! Portanto, deve ser feito com antecedência de um dia… Então, se programe a mãos à massa! Seguem algumas fotinhos abaixo…
Bacalhau Tradicional
Ingredientes para a montagem do prato:
- 1,4kg de lombo bacalhau* (serve 9-10 pessoas)
- 2 cebolas roxas grandes (uso a roxa que é mais suave, mas se quiser, pode usar a comum)
- 5 tomates vermelhos maduros
- 1 pimentão verde
- 4 batatas bem grandes (pode ser 2 batatas e 2 batatas-doce**)
- 6 –7 ovos cozidos
- azeitonas pretas (já sem caroço) a gosto
Para temperar: temperos a gosto – sal rosa ou marinho, pimenta-do-reino, cebola picadinha, louro em pó (ou folha), salsa e cebolinha picadinhas e azeite extra virgem (de boa qualidade!), muito azeite!
*sugiro já comprar a parte do lombo… é mais cara, mas já vem limpíssima, sem espinhas e sem pele… E eu sempre compro o meu bacalhau no Empório Quatro Estrelas (loja física no Mercado Municipal da Lapa e on line).
** fica muito bom o contraste do sabor doce da batata-doce com este prato tão “salgado” e de sabor tão marcante… Além de ser mais funcional que a batata-comum.
Preparo: no dia anterior (comece cedinho pela manhã), coloque o bacalhau em água gelada para dessalgar. Troque a água por 4 vezes durante o dia. De noite, coe o bacalhau, passe na água e dê uma fervura no bacalhau (ferva água, acrescente o bacalhau e deixe nessa água por 20 minutos, com o fogo desligado e a panela tampada). Retire, deixe esfriar.
Se precisar desfiar, desfie neste momento, e então tempere a seu gosto com sal rosa ou marinho, pimenta-do-reino, louro em pó (ou folha), salsa e cebolinha, cebola picadinha, azeite, e outros temperos mais que queira (páprica, cominho, tomilho, açafrão, salsão…). Estando bem temperado, leve esta delícia para “dormir” na geladeira.
No dia seguinte, dia de servir o prato, faça o seguinte: cozinhe as batatas/batata-doce, espere esfriar, corte em rodelas e reserve. Fatie em rodelas as cebolas grandes, o pimentão, os tomates… Monte uma travessa em camadas nesta ordem: azeite, bacalhau temperado, batatas, tomates, cebola, pimentão. Entre as camadas de legumes (batatas, tomates, cebola, pimentão), coloque um pouco de azeite e temperos (sal, pimenta). Regue com mais azeite ao final e leve ao forno 200ºC uns 30-40min. Quando faltar 10min, jogue as azeitonas. Na hora de servir, coloque os ovos (partido em 4 pedaços) por cima. E é só esperar os elogios! 😉