Alho em Conserva! Olha aí mais uma “conservazinha” pra fechar o quarteto dos “hits” de churrasco, junto com os Pepinos Agridoces, a Conserva Agridoce de Mini-Cebolas e a Conserva de Batata Bolinha!
Engana-se completamente quem pensa que alho em conserva é forte! Justamente ao contrário! O alho em conserva fica super suave e delicado, até meio adocicado dependendo dos ingredientes que colocarmos na conserva.
Bem, nem preciso me estender muito nos benefícios do alho, né? Já sabemos que ele é um super alimento. Além de rico em vitaminas (A, C, B6 e B1) e minerais (selênio, manganês, ferro, magnésio, fósforo, cobre, potássio), ele é pobre em calorias, estimula o metabolismo, é super anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico, controla o colesterol, diminui a pressão arterial, desintoxica o organismo, além de ser uma ótima opção para dar sabor às receitas!
O Alho em Conserva, assim como os coleguinhas-hits que citei acima, pode ser consumido como entradinha em refeições comuns, pode dar um “up” em saladas diversas e pode ser a própria salada principal de qualquer refeição!
Então, mãos na massa? Quer dizer, no alho! hehehe
Alho em Conserva
Ingredientes:
- 01kg de alho (dentes grandes)
- 250ml de água
- 500ml de vinho branco ou uma boa cachaça
- 500ml de vinagre de maçã
- 01 col. (sopa) de orégano
- 01 col. (sopa) de manjericão desidratado ou 10 a 12 folhas de manjericão fresco
- 05 folhas de louro
- 30 pimentas-do-reino em grãos
- 06 col. (sopa) de açúcar mascavo
- 03 col. (sopa) de azeite
- 02 col. (chá) de sal
Preparo: Descasque os dentes de alho e reserve. Em uma panela, adicione a água e todos os demais ingredientes. Leve a panela ao fogo e espere levantar fervura. A seguir, adicione o alho e deixe ferver por mais 05 minutos e está pronto. Espere esfriar e guarde em recipiente de vidro esterilizado na geladeira. Quanto mais tempo ficar na geladeira, melhor fica a conserva. Dá para apurar por até 30 dias.
Dicas…
1 – Sabe a super receitinha da Conserva de Batata Bolinha? Para o alho em conserva, vale a mesma regra dos temperinhos! Você pode colocar o que quiser em se tratando de temperos, o céu é o limite! Você pode também dar uma fervura no alho e utilizar os temperos-base da batata bolinha, ou seja, azeite+vinagre+sal+pimenta do reino+dose de cachaça+temperinhos ao seu desejo, dispensando o açúcar!
2 – Para descascar alho mais facilmente, existem várias maneiras… A internet te mostra muitas! Pode aquecer uns 30 segundos no micro-ondas; pode colocar num vidro fechado e chacoalhar (como se estivesse fazendo um shake ou um drink numa coqueteleira!) por 5min; pode colocar de molho na água por 1 a 2min. (as cascas ficam enrugadas, facilitando a retirada); pode dar uma leve martelada nele (com um batedor de bifes, por exemplo)… Enfim, existem diversas formas, mas, se você não quiser nenhuma delas, segue a dica de ouro: você pode comprar os alhos já descascados, frescos! Bem, eu encontrei pacote de 1kg no Ceagesp, no Varejão de domingo, e desconfio que esse tipo de produto só encontramos em feiras de rua mesmo! Portanto, procure nas barracas de alho/cebola na feira que você frequenta, acredito que vá encontrar sim! Facilita muito, né! Não tem desculpa para não fazer a receita! 😉
Gostei. Adoro algo!
Adoro alho!
Vou fazer.
Olá Maria, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar meu trabalho! Fico feliz em saber que o blog lhe agradou! Espero que possa usufruir mto dele! Não se arrependerá de fazer esta receita, é uma delícia! Abraços.
Só não vou usar com vinho não gosto
Olá Kamila, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar meu trabalho! Abraços.
Eu como alho em conserva quase todos os dias e melhorei muito da sinozite crônica que tenho e tbm enchaqueca sofria muito depois que pasei a come melhorei 100 💯 por sento só tenho medo porq não sei se pode ser consumido todos os dias
Olá Claudivane, tudo bem? Obrigada pela participação e por acompanhar meu trabalho! Fico feliz em saber que a receita lhe agradou. Abraços