Tempero caseiro básico! Hoje a dica é de um tempero que aprendi com minha mãe e desde então não parei de fazer! É super prático e um verdadeiro salvador da pátria, afinal, nem sempre temos tempo de picar temperos na hora de cozinhar e também porque nem sempre temos temperinhos saudáveis prontos à mão (como aqueles já que citei por aqui...)!
Claro, é natural, saudável, saboroso, sem químicas e prático! Eu considero um tempero básico e clássico de 90% das minhas preparações: cebola, alho, salsinha+cebolinha. Aliás, muitos pratos precisam apenas disso (e sal+pimenta para finalizar) para ficarem deliciosos! Como este tempero é básico, é totalmente tranquilo usá-lo nas preparações e ainda acrescentar outras especiarias do seu gosto ou que combinem com prato (alecrim, manjericão, salsão, pimentas, curry, tomilho, açafrão, noz moscada, coentro, cardamomo, endro, limão, anis…) Serve pra tudo: temperar arroz, feijão, todo tipo de carne, legumes refogados, molhos… Tudo!
Aqui segue a receita básica e ao final, seguem mtas dicas, afinal, depois de tantos anos praticando, fui desenvolvendo algumas técnicas para facilitar o processo e vou passá-las aqui p/ vc!
Você vai precisar de:
- 01 maço de salsinha+cebolinha (aquele maço “casal” que compramos na feira)
- 5 a 6 cebolas comuns médias
- 01 cabeça de alho
- 01 dose de pinga/cachaça/vodka
- 1/2 xic. de chá de azeite de oliva (mais ou menos, fica a seu critério)
Como fazer:
- Descasque cebolas e dentes de alho. Pique (tamanho a seu critério, mas eu costumo picar pequeno) e reserve.
- Higienize bem a salsinha+cebolinha (aqui segue como) e seque bem. Depois pique pequenino.
- Misture tudo num bowl, acrescente um pouco da bebida alcoólica e guarde num tapeware bem vedado.
- Dura de 15-20 dias na geladeira (dependendo do seu uso!).
Dicas:
- O uso de luvas, daquelas branquinhas fininhas que os cabeleireiros usam em salão de beleza, ajuda muito! Evita o cheiro de cebola e alho nas mãos! 😂
- Sobre a salsinha+cebolinha: é imprescindível que depois de higienizar, você seque bem as folhas antes de picar. Pode secar num pano de prato limpo ou então deixe um tempo em cima da pia numa tigela para secar naturalmente. Se você não secar, o tempero pronto vai durar menos, pois folhas molhadas estragam muito rápido.
- Sobre cebolas: uso a comum, mas você não gosta muito de cebola, pode utilizar um pouco de cebola roxa ou então diminuir a quantidade de cebolas comuns… A seu critério!
- Sobre alho: a mesma coisa sobre as cebolas… Se não gostar muito, diminua a quantidade… Se amar, coloque mais dentes! E para descascar o alho, facilita se você der uma leve prensada em cada dente (com a mão mesmo ou levemente com um batedor de carne). A casca solta mais fácil.
- Sobre picar tudo: aqui você tem algumas opções:
- mais trabalhosa: cebolas e alhos na faca! Mas se você tiver prática e rapidez na faca, vá assim mesmo! 😂
- menos trabalhosa: uso de algum tipo de mixer ou cortador manual (seguem exemplos abaixo) ou até liquidificador (essa opção não é muito indicada, pois você vai precisar colocar um pouco de água ou azeite para o aparelho trabalhar e essa umidade pode prejudicar as folhas na conservação).
- ah, sobre picar grande ou pequeno – fica a seu critério! E a salsinha/cebolinha, de repente você não precisa nem picar, pode utilizar as folhinhas inteiras mesmo, se preferir!
- dosesinha de pinga: bem, o álcool é conservante milenar…!😂
- JAMAIS coloque sal ou pimenta na mistura… O sal irá desidratar os ingredientes e, além disso, você ainda correria o risco de salgar a preparação pois acabaria esquecendo que “temperou” antes o temperinho e acabou colocando mais sal na comida! A mesma coisa vale para a pimenta… Nem toda preparação você vai querer pimenta e se você já tem um tempero apimentado, vai te prejudicar… Fora também o risco de apimentar duplamente a comida!
- Tapeware bem vedado – sim, bem vedado! Porque a geladeira levará umidade para seu tempero e quanto melhor a vedação do seu tapeware, mais durará seu tempero!
Bom, é isso! Espero que aproveite bem esta dica! É muito prático mesmo! Seguem fotos!