Tapioca – goma caseira

Tapioca – goma caseira

Hoje vamos de TAPIOCA!!! A queridinha super prática, rápida e versátil que quebra o maior galho na substituição dos pães com glúten no café da manhã e lanches da tarde e ainda é capaz de servir como excelente opção para uma boa refeição no almoço ou jantar. Iguaria 100% brasileira, de origem indígena, feita da fécula da mandioca (ou aipim, ou macaxeira), este tubérculo simpático e poderoso aí da foto!), do qual se fazem os polvilhos (doce e azedo).

Típico alimento de 1.001 utilidades que permite todo e qualquer recheio e pode ser consumida em qualquer momento do dia! Sua importância é tão grande que em 2006 a tapioca recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade de Olinda (pelo Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda – cidade, aliás, já tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade). E então, é ou não um alimento muuuuuito especial?

Bem, aqui vão algumas receitas básicas para fazer a goma de tapioca em casa (sim, muito fácil). Você pode ir testando e ver com qual se adapta melhor. De qualquer forma, se por acaso você não conseguir ou não quiser fazer em casa, aqui você encontra algumas marcas de goma pronta que não contém sal, ou seja, contém apenas polvilho e água… Afinal, é sempre melhor nós colocarmos o nossa própria quantidade de sal nas refeições do que deixar a indústria nos bombardear com quantidades excessivas!

Para todas as receitas, uma vez feita a goma, o passo-a-passo para fazer a tapioca é sempre o mesmo, sem segredo: numa frigideira anti-aderente bem quente, em fogo alto, você colocará a goma e modelará com um acolher como se fosse  uma panqueca… Quando perceber que a goma colar (pouquinhos minutos), vire a tapioca e deixe “colar” do outro lado também, coloque o recheio de preferência, dobre em formato meia lua e deixe mais alguns segundinhos para esquentar o recheio e está pronta para servir! As tapiocas prontas (sem recheio) podem ser armazenadas na geladeira. No dia seguinte, basta esquentar levemente numa frigideira.

Tapioca Caseira 

  • 290g polvilho doce
  • 160ml de água
  • Pitada de sal

Misture o polvilho com o sal e vá acrescentando água aos poucos… Vai mexendo e vai ficando uma farofa levemente úmida. Quando ficar difícil de mexer, deixe descansar por 15min. Depois peneire esmagando com uma colher na peneira os gominhos restantes. Depois está pronta para ir para a frigideira!

Referência: http://www.pedacozinha.com.br

Tapioca

  • 500 g de polvilho azedo
  • 100g de polvilho doce
  • 3 col de café de sal (ou a gosto)
  • 1 ½ copo de água filtrada

Misturar os polvilhos, o sal e 1 copo de água. Reservar a outra ½ do copo de água e acrescentar aos poucos, conforme for misturando os ingredientes.

Obs: Quando for acrescentar a água, tomar cuidado para que a farinha de tapioca não fique muito molhada a ponto de não conseguir misturar o polvilho. Misturar os ingredientes e observar o ponto certo da farinha de tapioca: apertar com as mãos e observar que ela esteja firme e não esfarelando. Peneirar o polvilho já hidratado, em porções pequenas, ou seja, aos poucos. Depois de peneirado. 

Referência: http://nutricaogeovanaebaid.blogspot.com.br

Tapioca 2

  •  2 xics de chá polvilho doce
  • 1/2 xic de chá água
  • sal a gosto

Coloque o polvilho numa tigela e vá umedecendo com a água, misturando ate atingir consistência de farinha granulada e úmida… Peneire ao final e está pronta para ir para a frigideira!

Tapioca Colorida 

  •  500g de Polvilho Doce
  •  270ml de água “saborizada” *
  •  Sal a gosto
  • pitada de sal

*Nessa água é que você acrescenta o “sabor”. Por exemplo, beterraba. Bata no liquidificador a água com a beterraba e coe. Pode ser também de suco de laranja, suco verde, café, outro legume… E então você vai acrescentando a água colorida aos poucos, até dar o ponto já falado acima… Eventualmente, pode ser mais, pode ser menos do que as medida exata citada.

Foto fonte: http://brasilagosto.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »