Quinoa ou quinua, tanto faz!
RG: Chenopodium quinoa – “Quinua” é de origem quéchua, idioma dos povos Incas e significa “Grão-Mãe” ou “Grão-de-Ouro”, nome que remete às suas propriedades nutricionais.
ORIGEM: cultivada há mais de sete mil anos na Região Andina, principalmente no Peru e na Bolívia.
DNA: considerado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) como um alimento estratégico para a segurança alimentar mundial por suas diversas propriedades nutricionais e de adaptação às mudanças climáticas.
TIPOS: Não tem glúten e é considerada um pseudocereal em razão do seu conteúdo elevado de amido. Apresenta grande teor de fibras e é importante fonte de proteínas. Se apresenta nas formas branca, preta e vermelha, de acordo com o tipo e local de cultivo.
Pode ser utilizada em diversas preparações culinárias: em saladas, no arroz, no feijão, no preparo de sopas, em refogados, em cozidos, com carnes, em receitas doces… Você verá por aqui a versatilidade deste pseudo-cerealzinho! Bem, tudo isso para apresentar algumas versões de “arroz doce” sem arroz, mas com quinua! E ainda aproveitando o período de festas juninas! Dá uma olhada! 🙂 Ah, têm várias receitas no blog. Pesquisa lá no campo à sua direita! 😉
Dica importante: antes de cozinhar, lave bem as sementinhas e deixe-as de molho (troque a água de 2 a 3x) durante a noite ou por pelo menos quatro horas. Ao deixar de molho, as sementes ficam mais fáceis de digerir, perdem um certo amargo natural e os anti-nutrientes. O processo de cozinhar quinoa é idêntico ao do arroz. Uma parte de quinoa (lavada e demolhada) para duas de água.
Obrigada pela sua leitura! Bjs e até o próximo post!
“As informações, dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e/ou acompanhamento de médicos, nutricionistas ou outros profissionais envolvidos na atenção à sua saúde.”
Referência: http://nutribemviver.blogspot.com.br
Que legal, adorei as dicas e receitas
Obrigada, Mailza! Seja mto bem-vinda! Eu e sua saúde agradecemos!!! 🙂
Pingback: Risoto de Quinoa - Comida do Bem
Quinua ou quinoa tanto faz?.
Pergunto de onde vem quinoa?. Só aqui no Brasil ouço essa palavra, ouvi dizer que é em ingles. É isso mermo? Acho que é mania de copiar tudo que norteamericano diz. Esta ai a batata inglesa, ela é originaria de lá? Errado a batata é daqui de Sudamerica. Então vamos pronunciar como na Bolívia e Perú de onde é originaria, onde se fala QUECHUA E AYNARA.
Olá Ana, tudo bem?
Obrigada pela participação e por acompanhar meu trabalho!
Abraços.
Fernanda obrigada pela sua resposta, A quinua permite varias receitas deliciosas e nutritivas e nesta época de festas juninas também se faz presente com uma receita doce equivalente ao mungusa, que é o PESKE ou também canija. Sua receita deliciosa, fiz e gostei.
Olá Ana, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou da receita! A quinua é mesmo muito versátil, e melhor ainda é que é muito saborosa e nutritiva! Difícil não se apaixonar por ela! De fato, o céu é o limite para receitas com ela! Eu provei o peske (ou pesque, não é isso?) quando estive no Peru, é maravilhoso!
Obrigada pela sua participação!
Abraços.