Pastinha de Castanha – já pensou em transformar castanhas em pastinhas, patêzinhos, creminhos, maioneses deliciosas para servir em canapés, torradinhas, dar um “up” em saladas ou até mesmo como molhinho de fondue? E se você não sabe qual castanhas escolher, aqui vão receitinhas super fáceis, com castanha do pará e com castanha de caju! Aproveite!
Maionese de Castanha do Pará – Pastinha de Castanha 1
Ingredientes:
- 1/2 xíc. de água fervendo
- 6 a 8 castanhas do pará
- 1 batata cozida e sem casca
- 1 cebola roxa (é mais suave) picada
- 2 col. sopa de azeite de oliva
- 2 col. sopa de suco de limão
- 1 col. chá de alecrim fresco
- sal rosa ou marinho a gosto (ou pode usar saizinhos temperados)
Preparo: Junte os ingredientes e bata no liquidificador/mini-processador e pronto!
Dip de Castanha de Caju (ou molho branco) – Pastinha de Castanha 2
Ingredientes:
- 1/2 xíc. chá de castanha de caju (tostadas e sem sal) demolhadas (deixar as castanhas de molho em água na noite anterior na geladeira para que fiquem macias)
- 1/4 xíc. chá de água filtrada
- 1 dente de alho pequeno
- 1/4 xíc. chá de azeite de oliva
- sal rosa ou a gosto
- mix de pimentas moídas a gosto (pimenta do reino, pimenta branca, pimenta rosa…)
- orégano desidratado a gosto
- 1/2 limão siciliano (ou limão rosa…o limão tahiti comum pode ficar muito ácido. Se for usá-lo, diminua um pouco a quantidade e prove)
- cebolinha em rodelas finas, para finalizar
Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou mini-processador, menos a cebolinha, o azeite e o limão. Bata bem até conseguir uma pasta homogênea e líquida. Adicione o suco de limão e bata um pouco. Com o liquidificador ligado, adicione o azeite de oliva aos poucos. Por último, adicione a cebolinha e pulse duas ou três vezes para que fique levemente verde e com alguns pedaços inteiros. Sirva em seguida ou conserve em geladeira.
Dicas:
- Deixe algumas horas na geladeira antes de servir, o dip ficará mais consistente. Consuma em até 48h.
- Pense neste dip como um molho base e, a partir dele, crie milhões de variações! Curry, ervas, alho, cebola, pimentas… Se você eliminar o sal, pode fazer coberturas para bolos e tortas, por exemplo. Outra observação é que a versão crua deste dip é muito fácil de ser feita, basta utilizar castanha de cajú não tostada.
- Transforme num Molho Rose: 01 receita de dip de castanha de caju + catchup a gosto (sugiro orgânicos Jatobá ou Agreco ou caseiro/saudável Strumpf ou mais comuns Hemmer ou Hunts). Misture todos ingredientes. Deixe na geladeira até o momento de servir.
Cremoso de Castanhas e sementes – Pastinha de Castanha 3
Ingredientes:
- 200g de castanha de caju crua e sem sal
- 50g de pepitas/sementes de girassol
- 1 col. de sopa de missô
- 2 col. de sopa de temperinhos verdes a seu gosto
- um pouquinho de água filtrada
Preparo: Deixe a castanha de molho por 8 horas em água filtrada suficiente para cobrir. Despreze a água. Bata todos os ingredientes no liquidificador com um pouquinho de água, até ficar cremoso. Validade: 3 dias na geladeira, mas dá para congelar!
Referências: Lidiane Barbosa, Paiol Alimentos, Chubby Vegan