Panela Elétrica de Arroz

Panela Elétrica de Arroz

Panela Elétrica de Arroz – Você já conhece aquelas panelas orientais de fazer arroz? Tem? Não tem e quer comprar? Não sabe ao certo como usa?

Então vamos falar um pouquinho dela… Essa tipo de panela elétrica, também conhecida como panela elétrica de arroz oriental, é item básico na casa de 10 entre 10 orientais/descendentes de orientais! E por quê? Porque ela é responsável por fazer o famoso Gohan, o arroz japonês, alimento essencial na culinária japonesa e que acabou se tornando alimento básico em outras culinárias orientais como chinesa, koreana, tailandesa… O arroz japonês é diferente do arroz brasileiro, o “agulhinha”, em sabor, tamanho e textura… Bem, mas não vamos adentrar esta seara porque o assunto é longo. Quem sabe numa próxima oportunidade falaremos de arroz…

Quero falar aqui apenas da panela elétrica de arroz. E se você não tem nada a ver com a cultura oriental, este post é mais ainda especial para você! Essa panela é para todos! Na verdade panela elétrica de arroz é inicialmente usada para cozinhar arroz, mas ela pode ser muito mais versátil que isso! Você pode cozinhar outros grãos, outros tipos de arroz, arroz com legumes, pode colocar quaisquer temperos… Para você ter uma ideia, eu já cozinhei junto: arroz integral com lentilha, arroz integral com peixinho ou camarãozinho secos (encontrados em casas de produtos orientais), arroz integral com legumes picadinhos (brócolis, cenouras, tomates), arroz com temperos diversos, trigo sarraceno, painço…

Ainda tem outro ponto bem interessante: essas panelas vêm com uma plataforma superior para cozinhar alimentos no vapor! Ou seja, você coloca o arroz para cozinhar embaixo e em cima pode colocar legumes, peixes, para cozinhar no vapor… Já fiz isso: enquanto meu arroz com pedacinhos de legumes cozinhava em água embaixo, forrei a plataforma de vapor com folhas de acelga e coloquei filés de peixe temperados… Resultado: tudo devidamente cozido, com muito sabor, sem perda de nutrientes (porque cozinhou no vapor) e sem gordura! Dá para colocar brócolis, rodelas de legumes diversos, cebolas em rodela, tudo em cima desta plataforma de vapor, basta acrescentar o clássico sal+pimenta e mais algumas ervinhas a seu gosto (ok, pode pingar azeite ou óleo de coco também!). E se você tiver outras ideias, vai me falando! 😉

Essas panelas são práticas, têm baixo consumo de energia, desligam automaticamente quando o alimento cozinha (e apenas o ficam mantendo quente), não esquentam por fora (não são “perigosas”) e hoje, como já se tornaram mais populares, não têm um custo absurdo… Fora que elas duram muuuuuito também, ou seja, relação custo-benefício é 10! Basta apenas limpar e armazenar com cuidado que elas não dão dor de cabeça! Olha a minha aí, já tá velhinha e é bem usada! rs… Não tem segredo para utilizar, basta usar o manual de instruções, tranquilamente e dar asas à sua criatividade culinária!

Fácil encontrar hoje… Temos as marcas mais tradicionais japonesas, como Tiger e Zojirushi, que geralmente encontramos em casa de produtos orientais (em São Paulo, mais especificamente, no Bairro da Liberdade) e as diversas marcas nacionais e do grande varejo: Britania, Mondial, Oster, Philco, Fun Kitchen, George Foreman, Electrolux, StreamMax, Panasonic, Cuisinart. Não tem como não encontrar! Lojas físicas ou on-line… Este link aki tb tem informações bem bacanas!

Gostou da dica? Corre lá e compre a sua! Irei citar por aqui em receitas o uso delas…

Panela Elétrica de Arroz Panela Elétrica de Arroz

Panela Elétrica de Arroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »