Cebola geladinha, refrescante, que fica crocante e não fica ardida, existe? Existe sim, tem 1.001 utilidades e é super fácil e barata de fazer! É o cebolete crocante! Pode comer em churrascos, como entradinhas em refeições comuns, colocar no sanduíche, incrementar saladas, torradinhas, canapés… Vixi, muitas possibilidades!
Eu faço muito em churrascos, junto com a Conserva de Batata Bolinha, o Alho em Conserva, o Pepino Agridoce e a Conserva Agridoce de Mini-Cebolas, é um super “hit”! Sempre faz sucesso!
Ah, só precisa se planejar para fazer com, pelo menos, 3-4hrs de antecedência de servir para haver tempo de gelar e os temperos impactarem as cebolas! Vale a pena mesmo porque rende bem e é muito saborosa. Anote aí!
Cebolete Crocante
- 5 cebolas cortadas em rodelas;
- 1 col. sopa de vinagre de maçã;
- orégano desidratado a gosto (ou outras ervas de sua preferência; mix de ervas finas, tomilho, manjerona, alecrim, tomilho);
- sal a gosto;
- azeite*;
- gelo e água gelada para o choque térmico;
- 1 col. sopa de cachaça (opcional);
- pimenta do reino ou páprica picante ou páprica defumada a gosto (opcional).
Preparo:
- Coloque as cebolas fatiadas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Enquanto isso, prepare um recipiente de vidro (preferencialmente) com bastante gelo e água gelada.
- Assim que a água ferver, desligue o fogo e coe as cebolas. Essa fervura é que retira o ardor das cebolas!
- Imediatamente coloque-as no recipiente com água gelada e gelo. Esse choque térmico é o responsável por manter a crocância das cebolas! Aguarde uns minutos. Coe novamente.
- Coloque as cebolas no recipiente de vidro (que tenha tampa) e tempere com o sal, o orégano/ervas, o vinagre e demais temperos que queira. Mexa bem.
- *Complete com o azeite até que todas as fatias fiquem em contato com o azeite. Mexa bem. Tampe.
- Armazene na geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir. Dura até uma semana na geladeira.