Quem escreve?

Olá!

eu 2Muito prazer! Me chamo Fernanda Rodrigues, sou paulistana e vou te contar um pouquinho sobre mim e sobre este blog!

Já aviso que não sou médica, ou nutricionista, ou engenheira de alimentos, ou culinarista, ou chef de cozinha, ou qualquer outra profissão relacionada à área da saúde, dos alimentos ou da gastronomia! Sou apenas alguém que aprendeu a se alimentar de maneira mais saudável, passou a se interessar pelo fascinante mundo da alimentação equilibrada e consciente e assim ganhou mais qualidade de vida, conhecimento e entendimento sobre bem-estar e a própria saúde! 

⚠️😉*😉⚠️ VIDE COMENTÁRIO IMPORTANTE AO FINAL!

Imagino que você deva estar se perguntando: quando este aprendizado se iniciou, como este interesse surgiu, o porquê deste blog, o que eu entendo sobre alimentação, etc, etc, etc…?

Bem, tudo começou há alguns anos, de uma forma bem comum à maioria das pessoas, com a percepção do “Eu preciso emagrecer!” 

Depois de tentar muitas dietas, evitar alguns alimentos, substituir outros, percebi que nada de muito efetivo acontecia… E queria encontrar respostas… As dúvidas não paravam: “Pôxa, mas o que tá acontecendo, eu deixei de comer tal, tal e tal coisa, e não emagreço! Onde estou errando? Será que é genético? Será que meu metabolismo é lento? Será que tenho alguma doença? Será …? Será …? Será…?…”

Até que, imersa nisso tudo, acabei conhecendo uma Nutricionista que, com a ajuda de diversos exames e muita investigação sobre meus hábitos alimentares, descobriu não só o que estava “errado” no meu organismo, mas também as falhas nas minhas dietas! E no meio de tudo isso, percebemos o meu, digamos, “mau relacionamento” com a lactose e determinadas substâncias presentes em alimentos industrializados, além de descobrirmos também diversas deficiências nutricionais (de minerais e vitaminas. Então, iniciei um processo de educação alimentar (sim, Educação mesmo e não REEducação! Porque “reeducar é educar de novo” e considero que nunca fui efetivamente “educada” sobre alimentação, então, comecei do zero!), conforme minhas peculiaridades metabólicas, que só me trouxe benefícios: mais saúde, disposição, bem-estar, e é claro, emagrecimento – que, aliás, era a prioridade, mas acabou se tornando uma consequência natural das mudanças😉!

Eu não tinha restrição alimentar c/ o glúten, mas já havia optado por reduzi-lo por me sentir melhor quando o evitava. O tempo foi passando e eu fui me aprofundando mais e mais, consultando outros profissionais, e acabei por restringir o consumo de outros alimentos por serem bem prejudiciais à minha saúde (que foram efetivamente diagnosticados), dentre eles, o glúten mesmo, o leite por inteiro (e não só a lactose), ovos, soja, entre outros. E assim optei por seguir uma alimentação anti-inflamatória.

Educação alimentar e dieta são coisas totalmente distintas! Dietas são geralmente chatas, restritivas, cansativas e de efeitos passageiros (principalmente as apresentadas como “milagrosas”, aquelas dietas estampadas nas redes sociais, com nome e sobrenome, ou as dietas da “vizinha”, da “amiga”, da “prima” que emagreceu surpreendentes 5kg em 1 semana!😂). Já na educação alimentar, você passa a “escutar seu corpo”, entender suas necessidades metabólicas e nutricionais, o funcionamento do seu organismo e o impacto na sua saúde do que você “põe pra dentro”… Isso tudo te instiga a querer se alimentar corretamente e te faz compreender as razões da inexistência de dietas milagrosas eternas!😂

As mudanças de uma educação alimentar são eficientes (trazem saúde, bem-estar e emagrecimento) e duradouras, até que vc começa a fazer escolhas alimentares de forma intuitiva: vc come o que seu organismo “te mostra” que é bom p/ ele e rejeita o que “ele mostra” que não lhe faz bem! Passei a “escutar” meu corpo e então a me alimentar conscientemente.

Bem, todas estas mudanças só fizeram crescer meu interesse em conhecer cada vez mais sobre alimentação saudável, equilibrada, mais natural e funcional… Pesquisas sobre alimentos, receitas e novos produtos, se tornaram um rotina muito prazerosa… Hoje, assisto palestras sobre o tema, frequento feiras e eventos, consulto médicos e nutricionistas, pesquiso e testo receitas, acompanho o trabalho de blogs e sites diversos de profissionais da área e procuro sempre estar por dentro das novidades deste mercado… O conhecimento que fui adquirindo, passei a compartilhar com amigos e familiares, no boca-a-boca mesmo! De tanto fazer isso, essas mesmas pessoas sugeriram que eu criasse um blog… E pensei “Caramba, como eu não tive essa ideia antes?!” Pois então, taí!😂.

A princípio, achei que pudesse ser apenas um diário, o meu diário virtual (aberto para quem quisesse ler, sem segredos!😂) onde eu pudesse reunir receitas, experiências, dicas de restaurantes, livros, feiras, produtos… Mas, percebi, e me convenci, que o blog pode ser mesmo muito mais que isso: ele pode ajudar pessoas! Sim, pois aqui será um espaço para trocarmos experiências, dicas, conhecimento e assim nos proporcionarmos mutuamente mais qualidade de vida!

E, por isso, eu te convido a conhecer meu blog! Será um grande prazer receber sua visita! Navegue, indique, compartilhe, divulgue, curta, participe com suas ideias, dicas, experiências, comentários…😉 Mergulhamos aqui num mercado em franca expansão mas que, muitas vezes, aparece discreto por trás de pequenos produtores, lojinhas escondidas, novidades timidamente divulgadas… E por isso, aqui é um espaço para divulgação e troca de informações!

Eu não tenho uma alimentação “radical”, não faço grandes privações, não passo fome ou vontade!😂Como tudo que gosto, apenas com moderação e algumas adaptações para manter a alimentação mais saudável e equilibrada, porém sempre deliciosa, afinal, disso, jamais devemos abrir mão!

Seja muito bem-vindo(a)!😉

⚠️😉*😉⚠️Faço este comentário apartado p/ não interferir na narrativa acima! Desde o lançamento do blog, mtas mudanças se deram e eu fui atualizando essa apresentação conforme as coisas iam se desenhando… Entretanto, o que escrevo agora mudará mto o rumo de tudo e não quero apagar, diminuir ou desprezar o que construí até hoje, afinal, essa é minha história e me orgulho dela! Por isso, faço este adendo.

Como eu disse, mta coisa mudou desde o início do blog… E o amadurecimento sobre minhas concepções de vida saudável, saúde, alimentação equilibrada, qualidade de vida, enfim, tomaram grandes e importantes proporções em minha vida até que senti a necessidade de ir, de fato, mais além, de buscar mais conhecimento… E em 2019, iniciei o curso de Nutrição😃! Uma jornada nova que já está sendo trilhada com muito amor e, por isso, sem dúvida, restará perene e gratificante! 😉❤️😊

Bem, então, qdo falo lá acima que “não sou médica, nem nutricionista…. nem qualquer outra profissão relacionada à área da saúde…”, mais adiante isso irá mudar! 😂 Independente disso, o blog (e redes sociais) continuará c/ as receitas, dicas, enfim… Continuará sendo esse canal bacana de troca! E seguirei c/ sua ajuda e com a de todos que participam por aqui!

Obrigada pela sua leitura!

10 thoughts on “Quem escreve?

  • 8 de setembro de 2015 at 17:44
    Permalink

    Adoro suas receitas e dicas…
    Parabéns! !

    Reply
    • 9 de setembro de 2015 at 08:15
      Permalink

      Muito obrigada pelo carinho, Renata! Sua saúde também agradece! 😉 Conte conosco!

      Reply
  • 18 de setembro de 2015 at 18:22
    Permalink

    Muito feliz por conhecer vc! Só de ler sua introdução já senti que é tudo que preciso!!! Não Aou “fundamentalista” …Rsrs.
    Quero comer bem, cuidar da saúde e manter o peso, tudo sem perder a alegria!!!
    Adorei!!! Estarei te seguindo! Bjo

    Reply
    • 20 de setembro de 2015 at 19:03
      Permalink

      Maria Regina, que fofa, vc! Obrigada pelo carinho! Espero nunca te decepcionar! Acho que poderei te ajudar bastante! Sua saúde tb agradece! Abs

      Reply
  • 29 de maio de 2016 at 19:53
    Permalink

    Gostei da sua abordagem e vibração em prol de uma melhor nutrição! Vou acompanhar e testar. Grata por dividir. Marisa, São Paulo, SP

    Reply
    • 30 de maio de 2016 at 18:29
      Permalink

      Marisa, mto obrigada pelo carinho e pela gentileza! Espero que possa lhe ajudar e fique à vontade para contribuir com dicas, sugestões e críticas! Grande abraço. Fernanda Rodrigues

      Reply
  • 22 de agosto de 2016 at 10:26
    Permalink

    olá Fernanda,
    agradecemos a sua citação de nossos produtos em seu blog! DIP SOY
    ficamos muito contentes em verificar que nosso produto é reconhecido no mercado já há 10 anos.
    além de nossos patês serem ZERO LEITE, ZERO GLUTEN, ZERO OVO, é finalizado com óleo de Girassol, que atribui ao Dip Soy sabor, consistência e personalidade.

    Reply
    • 23 de agosto de 2016 at 12:30
      Permalink

      Equipe Dipsoy, muito obrigada pela participação e pelo carinho! Eu que agradeço vcs por disponibilizarem produtos de tanta qualidade e sabor! Tenho certeza que são feitos com todo cuidado e absoluta preocupação com a saúde dos clientes. Por favor, continuem com estes excelentes produtos! Desejo mais e mais sucesso a vcs! Obrigada

      Reply
  • 30 de novembro de 2018 at 15:29
    Permalink

    Olá Fê!!! Meus parabéns por sua atitude em criar um blog com tantas dicas legais! Meus parabéns e muito sucesso para você, pois conhecer você pelo blog é maravilhoso e pessoalmente é tudo de Bom!
    Obrigada por citar nossos produtos em suas paginas.
    Nos fazemos tudo com amor e amamos faze-lo!
    Beijos no coração
    Rosi e Marcelo
    Queropoc

    Reply
    • 3 de dezembro de 2018 at 19:26
      Permalink

      Rosi, Marcelo! Meus queridos! Que prazer tê-los por aki, que delícia ter um msg tão fofa no meu blog! Eu que agradeço o carinho, a parceira e os produtos maravilhosos que vcs oferecem à nós! Sim, faço o blog c/ mto carinho e amor, os mesmos que vcs fazem seus produtos! E assim, ajudamos a fomentar o mercado de “empresas do bem” que produzem “produtos do bem”, como vcs! Obrigada pelo carinho de sempre! Bjs

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »